Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mercado de Sabores online para apoiar produtores da Região de Coimbra

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra arranca online na quarta-feira, decorrendo, numa primeira fase, até outubro, numa iniciativa para apoiar os produtores dos 19 concelhos da região, foi hoje anunciado.

Mercado de Sabores online para apoiar produtores da Região de Coimbra
Notícias ao Minuto

13:33 - 12/04/21 por Lusa

Economia Covid-19

Numa nota de imprensa, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra explica que, através dos CTT e do 'shopping online' Dott, o Mercado de Sabores visa "apoiar os produtores deste território, promovendo um canal digital de escoamento de produtos", numa atividade integrada na distinção desta região como Região Europeia da Gastronomia 2021-2022.

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra conta com produtores dos vários municípios da CIM, que terão disponíveis, entre outros produtos, o Queijo Serra da Estrela DOP (denominação de origem protegida) de Oliveira do Hospital e Tábua, o Queijo Rabaçal DOP de Penela, o vinho da Bairrada e Dão, a doçaria conventual de Coimbra, o mel da Lousã e a aguardente de Medronho da Pampilhosa da Serra.

Associada à Região de Coimbra -- Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, Mercado de Sabores "tem como objetivo dar a conhecer o melhor dos produtos que este território tem para oferecer, ajudando também os produtores da Região de Coimbra a fazer o escoamento dos seus principais produtos e, desta forma, minimizar os efeitos da crise económica causada" pela pandemia de covid-19, refere a nota.

"Enquadra-se, igualmente, no projeto europeu 'Food Corridors', liderado pela CIM Região de Coimbra, e que pretende estudar novas formas de criação de corredores alimentares e canais de escoamento", adianta o documento.

Citado na mesma nota de imprensa, o presidente da CIM da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, refere que "a gastronomia é uma das mais fortes manifestações do quotidiano e dos valores de uma região, materializando histórias e tradições em aromas e sabores".

Nesse sentido, atividades como o Mercado de Sabores da Região de Coimbra podem "contribuir para a valorização da cultura local, do turismo, criação de emprego e outros benefícios materiais e imateriais", defende o também presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

Já o administrador executivo dos CTT, João Sousa, afirma acreditar que "este formato digital de feiras e 'showrooms' se irá manter no futuro como complemento às habituais feiras físicas", realçando o "papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa".

Ainda na mesma nota, o CEO do Dott, Gaspar D'Orey, realça o orgulho de, mais uma vez, com a CIM e a ajuda dos CTT, levar "o melhor da região de Coimbra a todos os portugueses do continente e ilhas, proporcionando, assim, e com apenas um clique, uma forma de alargar as vendas destes produtores, mas também de divulgar estes certames e as suas regiões para Portugal inteiro".

A distinção da Região de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia 2021-2022 "contribuirá para a concretização de um conjunto de objetivos que permitirão uma maior afirmação e sustentabilidade, quer ao nível da gastronomia, quer a nível económico, ambiental e social", adianta a mesma nota.

A chanfana, a lampantana, o cabrito, o leitão, a lampreia, o pescado da Arte Xávega, a sardinha da Figueira da Foz, o arroz do Baixo Mondego, os queijos DOP -- Rabaçal e Serra da Estrela, a doçaria conventual, o mel, os enchidos, o vinho e a cerveja artesanal são os produtos que fazem parte do 'bid book' de candidatura da região.

Leia Também: AO MINUTO: Testes alargados em Lisboa; Estudantes de enfermagem vacinados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório