Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Governo aprova transposição de diretiva sobre informação do setor público

O Governo aprovou hoje a proposta de lei que transpõe uma diretiva do Parlamento Europeu sobre dados abertos e reutilização de informação do setor público, "um passo importante" para a construção da estratégia nacional de dados, foi anunciado.

Governo aprova transposição de diretiva sobre informação do setor público
Notícias ao Minuto

18:09 - 01/04/21 por Lusa

Economia Governo

"Foi aprovada a proposta de lei que transpõe para a ordem jurídica interna a diretiva (UE) 2019/1024, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa aos dados abertos e à reutilização de informação do setor público", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O diploma em causa tem em vista a expansão da informação pública aberta, "potenciando o valor dos dados detidos e produzidos por entidades públicas" e incentivando a sua disponibilização, de modo a que seja reutilizada num formato aberto.

Segundo o executivo, este é um "passo importante" para que seja construída uma estratégia nacional de dados para "desbloquear e potenciar o valor dos dados em Portugal, em benefício de empresas, organizações não governamentais, investigadores, administração pública e sociedade civil".

O Conselho de Ministros aprovou ainda, na generalidade, um diploma que concretiza um conjunto de disposições do regime jurídico da segurança do ciberespaço.

Estas disposições dizem respeito aos requisitos de segurança das redes e dos sistemas de informação e notificação "de incidentes de cibersegurança, que devem ser cumpridos pela Administração Pública, pelos operadores de infraestruturas críticas, pelos operadores de serviços essenciais e pelos prestadores de serviços digitais", explicou.

O decreto-lei executa também as obrigações de um regulamento europeu (2019/881) no que diz respeito à certificação da cibersegurança, seguindo o objetivo de garantir um "elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União Europeia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório