Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trabalhadores da Super Bock contestam adaptabilidade de horário com greve

Os trabalhadores da fábrica da Super Bock, em Leça do Balio, decidiram hoje fazer greve aos fins de semana, feriados e horas extraordinárias para contestar a imposição da adaptabilidade e banco de horas por parte da empresa.

Trabalhadores da Super Bock contestam adaptabilidade de horário com greve
Notícias ao Minuto

20:43 - 29/03/21 por Lusa

Economia Super Bock

"O plenário de trabalhadores tomou esta decisão porque estes não aceitam o recurso ilegal à adaptabilidade de horário pela empresa, que está a aplicar escalas que não estão reguladas, tentando manter a laboração continua de uma forma mais barata", disse à agência Lusa José Eduardo Andrade, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB).

Segundo o sindicalista, em junho de 2020, a pretexto da pandemia, a Super Bock propos a antecipação do fim do acordo de laboração contínua na área fabril, o que representou "uma perda substancial de rendimentos aos trabalhadores".

Com o fim do acordo, que só deveria terminar em abril de 2021, só metade dos trabalhadores estão obrigados à laboração continua, os restantes, embora trabalhem por turnos, não são obrigados a fazer fins de semana e feriados.

Por isso, optaram por marcar greve para esses períodos, para ficarem devidamente salvaguardados e poderem recusar-se a trabalhar nesses dias ou a fazerem horas extraordinárias.

"É que a empresa está também a tentar impor 42 horas de trabalho semanal quando é preciso, sendo o horário de 39 horas, criando um banco de horas ilegal, e dispensando os trabalhadores quando não são tão necessários, dado que a produção tem o seu pico no verão", disse José Andrade.

Perante a indisponibilidade dos trabalhadores, a Super Bock decidiu implementar unilateralmente a partir do dia 01 de abril horários e escalas que vão penalizar os funcionários, referiu ainda o dirigente do SINTAB.

Segundo o sindicalista, os primeiros efeitos da greve deverão sentir-se no fim de semana da Páscoa.

Leia Também: Ius Omnibus interpôs ações na Concorrência para indemnizar consumidores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório