Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Bolsa de Valores de Istambul suspensa duas vezes após queda da lira turca

A Bolsa de Valores de Istambul suspendeu as operações duas vezes hoje de manhã após uma queda acentuada do principal índice, seguindo a desvalorização da moeda turca na sequência do afastamento do governador do Banco Central.  

Bolsa de Valores de Istambul suspensa duas vezes após queda da lira turca
Notícias ao Minuto

10:37 - 22/03/21 por Lusa

Economia Turquia

A bolsa foi suspensa pela primeira vez, durante 35 minutos, tendo retomado a atividade às 07:30 após a queda de 6,65% do índice principal.

A suspensão é possível através de um mecanismo que prevê interrupções no caso de oscilações bruscas nos preços das ações.   

As operações foram retomadas durante oito minutos tendo sido interrompidas pela segunda vez às 07:38 após uma queda de 7% do principal índice. 

A queda do índice ocorre na mesma altura em que se verifica a desvalorização da lira turca causada pela demissão do governador do Banco Central da Turquia. 

A lira turca caiu 17% face ao dólar norte-americano hoje de manhã nos mercados de divisas devido à demissão do presidente do Banco Central, Naci Agbal, decretada pelo chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan. 

Agbal, ex-ministro das Finanças, foi afastado na sexta-feira à tarde num decreto presidencial que não referia a causa da demissão e dois depois de uma subida das taxas de juro para combater a inflação, saudada pelos mercados internacionais. 

Naci Agbal estava no cargo há cinco meses. 

O Presidente Erdogan, defensor do crescimento económico baseado no crédito barato, sempre se mostrou contrário ao aumento das taxas de juro.

O ministro das Finanças da Turquia disse hoje que o país vai manter livre o regime de taxas de câmbio, apesar da queda do valor da moeda.  

Leia Também: Bolsa de Istambul a perder 6,6% e lira turca em colapso

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório