Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Indicador de Clima Económico moçambicano começa ano em queda

O Indicador de Clima Económico (ICE) de Moçambique, que mede a confiança dos empresários, iniciou o ano de 2021 em queda, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) em boletim consultado hoje pela Lusa.

Indicador de Clima Económico moçambicano começa ano em queda
Notícias ao Minuto

07:18 - 16/03/21 por Lusa

Economia INE

No saldo mensal, o ICE desceu de um valor de 90,5 pontos em dezembro de 2020 para 89,4 em janeiro, abaixo de 98,6, saldo médio do indicador registado mensalmente desde 2004.

"Em termos setoriais, a avaliação desfavorável do clima económico em janeiro, deveu-se ao mau andamento nas atividades económicas de produção industrial, transportes, alojamento, restauração e similares", explicou o INE.

A avaliação desfavorável "suplantou as avaliações positivas registadas nas áreas de outros serviços não financeiros e de construção, num ambiente em que houve manutenção no setor de comércio".

Desagregando o ICE pelos seus componentes, a perspetiva da procura "registou uma queda ligeira no mês de janeiro, facto que constituiu uma interrupção duma tendência ascendente de seis meses". 

A perspetiva de emprego "voltou a diminuir de forma ligeira pelo segundo mês consecutivo" e a avaliação sobre preços futuros "diminuiu de forma ligeira, após um longo perfil ascendente".

O ICE faz parte do boletim de indicadores de Confiança e de Clima Económico, uma publicação mensal sobre a conjuntura de Moçambique, compilada com base num inquérito realizado também todos os meses pelo INE às empresas do setor não financeiro.

"O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade", explica a autoridade estatística moçambicana.

Leia Também: Moçambique/Ataques: Crianças são alvo e carecem de apoios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório