Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Setor dos seguros é dos mais fracos na divulgação sobre o clima

Quem o diz é o Fundo soberano da Noruega que avaliou cerca de 1.500 empresas, de diversos setores e países, sobre a questão ambiental.

Setor dos seguros é dos mais fracos na divulgação sobre o clima
Notícias ao Minuto

09:21 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Seguros

A avaliação é feita pelo Norges Bank Investment Management (NBIM), divisão do banco central da Noruega, designado fundo petrolífero ou Fundo soberano da Noruega. A instituição nórdica publicou o 7.º relatório sobre Investimento Responsável, uma análise à sustentabilidade da carteira de investimentos do Government Pension Fund Global, que revela o reporte mais fraco por parte do setor dos seguros.

No relatório, a entidade que detém participações acionistas em 9.100 empresas, considera que as empresas “estão a melhorar a forma como relatam o seu impacto nas alterações climáticas”. O NBIM examinou 1.500 empresas nos setores da construção e materiais de construção, bancos, serviços financeiros, seguros, bens imobiliários, entre outros, e concluiu que 42% apresentou relatórios “muito bons” e 24% tinha “bons resultados”, em 2020.

Os responsáveis dizem ter visto “melhores relatórios”, ainda assim, apontam uma diferença ao “nível de relatórios climáticos tanto entre empresas como indústrias”. Os relatórios de companhias de seguros, materiais de construção, construção civil, petróleo e gás e bens e serviços industriais mostraram-se “mais fracos”.

Cerca de 17% das empresas relataram em conformidade com as recomendações internacionais, mas 48% das empresas declararam análises com diferentes cenários climáticos, representando um aumento em relação a 2019. Por outro lado, o número de empresas que assumem objetivos de redução de emissões aumentou 67%.

Em Portugal, o fundo norueguês detém cerca de 370 milhões de euros em títulos de dívida portuguesa, dos quais perto de 283 milhões são em Obrigações do Tesouro, repartindo o restante por papel de emissões da CGD, Montepio e Parpública (sociedade que gere as participações do Estado), segundo consta no site do Norges Bank. É também acionista da EDP, detendo cerca de 2% do capital da companhia portuguesa.

Leia Também: Carteiras de investimento das seguradoras caem 3,9% em 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório