Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pandemia 'trava' decisões e investimentos dos portugueses este ano

As conclusões do estudo apontam para um aumento do desconforto financeiro em consequência da pandemia: 19,6% dos inquiridos admitem que a sua situação financeira é desconfortável ou muito desconfortável.

Pandemia 'trava' decisões e investimentos dos portugueses este ano
Notícias ao Minuto

08:44 - 23/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

Este será um ano de "estagnação" relativamente às decisões de vida e investimentos dos portugueses, de acordo com um estudo divulgado esta terça-feira. Incluem-se decisões como mudar de emprego, casar ou ter filhos, investir numa casa, num carro ou até mesmo nos mercados financeiros.

O estudo, 'Lifestyle e decisões de investimento das famílias portuguesas em 2021', revela ainda que 76,2% dos inquiridos admitiram estar pessimistas ou muito pessimistas acerca da evolução da economia portuguesa, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Além disso, as conclusões apontam para um aumento do desconforto financeiro em consequência da pandemia: 19,6% admitem que a sua situação financeira é desconfortável ou muito desconfortável. Antes da pandemia, esta taxa era de 7,3%.

O estudo, realizado através de inquérito online e com um total de 1.063 respondentes residentes em Portugal, revela também que 77,9% dos inquiridos não tencionam mudar de emprego em 2021 e 84,7% não estão à procura de novo trabalho.

Ainda, 94,1% dos inquiridos que já têm filhos não pretendem ter mais um filho este ano e entre os que não têm filhos 89,8% não darão esse passo neste ano. Comprar uma primeira casa também não será opção para 82,8% dos inquiridos e, entre os que já têm habitação permanente, 91% não tencionam fazer nova compra.

O estudo foi realizado pela ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação de Ciências Empresariais e de Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).

Leia Também: PRR: CIP pede "números mais substanciais" no investimento privado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório