Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente da estatal brasileira Eletrobras pede demissão

O Presidente da estatal brasileira do setor elétrico Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo, informou um comunicado divulgado pela empresa aos seus acionistas.

Presidente da estatal brasileira Eletrobras pede demissão
Notícias ao Minuto

11:59 - 25/01/21 por Lusa

Economia Eletrobras

"A Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais", diz um comunicado da Eletrobras, divulgado aos acionistas na noite de domingo.

"Wilson [Ferreira Junior] permanecerá no referido cargo de Presidente até ao dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para o seu sucessor, ainda a ser indicado", acrescentou.

Embora seja controlada pelo Governo brasileiro, a Eletrobras possui ações no mercado.

Wilson Ferreira Junior estava no cargo desde 2016 e é um grande defensor da privatização da Eletrobras.

A venda do controlo da empresa está no plano de privatização divulgado pelo Governo brasileiro, mas a sua aprovação depende de articulações políticas no Congresso, um dos grandes desafios da gestão do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

No comunicado, a estatal agradeceu ao executivo pela sua "reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras" durante o seu mandato, de cerca de 4,5 anos."

"Sob a sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu a sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias", concluiu.

O último balanço financeiro divulgado pela Eletrobras indicou que a empresa obteve um lucro de 95,7 milhões de reais (14,3 milhões de euros) no terceiro trimestre de 2020, dado que indicou uma queda de 86,6% face o mesmo período de 2019, quando o lucro da estatal atingiu 715,8 milhões de reais (107,4 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório