Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Trabalhadores da Carl Zeiss Vision iniciam greve de quatro dias amanhã

Os trabalhadores da fábrica de lentes Carl Zeiss Vision, em Setúbal iniciam às 0:00 de quinta-feira uma greve de quatro dias contra a imposição da laboração aos fins-de semana a partir de 02 de janeiro de 2021.

Trabalhadores  da Carl Zeiss Vision iniciam greve de quatro dias amanhã
Notícias ao Minuto

20:51 - 30/12/20 por Lusa

Economia Carl Zeiss Vision

A greve de quatro dias, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), decorre no último dia de 2020 e continua no dia 02, 03 e 04 de janeiro.

Fátima Messias, coordenadora da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM), que integra o STIV, disse à agência Lusa que os trabalhadores "lutam pela defesa do atual período normal de trabalho, de segunda a sexta-feira, rejeitando a imposição patronal de laboração contínua a partir de 02 de janeiro de 2021".

"Dos 109 trabalhadores da empresa, cerca de 100 assinaram um documento contra a implementação do trabalho ao fim de semana porque lhes prejudica a vida pessoal e familiar, dado que alguns até são casais e não têm onde deixar os filhos", afirmou.

Para a sindicalista, "não se justifica que uma empresa de lentes não pare a laboração ao fim de semana, além de que isso contraria o que está definido no Acordo de Empresa, que prevê laboração, em regime de turnos, de segunda a sexta-feira".

A paralisação vai impedir que a empresa imponha a laboração continua em 02 de janeiro e, segundo Fátima Messias, o STIV e a federação vão tentar impugnar judicialmente a decisão unilateral da empresa, para defender a posição assumida pelos trabalhadores.

A greve termina às 24:00 do dia 04 de janeiro de 2021.

Leia Também: Sindicato faz balanço positivo da greve no grupo EGF, empresa discorda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório