Até ao dia 11 dezembro de 2020 foram enviados mais de 150.000 cartões de cidadão (CC) para casa, no âmbito da funcionalidade anunciada a 25 de setembro, segundo o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Foram assim entregues 129.430 cartões, "o que ilustra o sucesso desta medida (86% de entregas bem sucedidas), tendo sido abrangidos" cidadãos de diversos concelhos, de acordo com a tutela.
O serviço, que está "gradualmente" a ser alargado a todo o país, arrancou a 25 de setembro e consiste no envio por correio registado e exclusivamente ao próprio do CC, evitando assim deslocações aos balcões de atendimento.
Lembra ainda o Governo que está também disponível, desde 11 de novembro, para consulta online uma aplicação que permite ao cidadão conferir se o seu cartão vai ser enviado para a morada de casa. Foram realizadas, num mês, mais de 75.000 consultas online através do Portal da Justiça.
Antes da distribuição, o IRN envia ao cidadão um SMS do número (+351) 915692970 ou um email a informar que o cartão vai ser enviado por correio registado, sem custos, para a morada de casa e que a receção do documento só pode ser feita pelo próprio, mediante prova da sua identidade, através de um documento de identificação com fotografia, como o CC (mesmo se estiver caducado), o Passaporte ou a Carta de Condução.