Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Autocarros do Porto e barcos de Leixões testam redes veiculares

Autocarros da STCP, barcos e camiões do Porto de Leixões estão a circular, a título experimental, com dispositivos "WiFi" para troca de informações, no âmbito de um projeto das universidades do Porto e de Aveiro, anunciou hoje esta última.

Autocarros do Porto e barcos de Leixões testam redes veiculares
Notícias ao Minuto

10:41 - 27/01/14 por Lusa

Economia Wi-Fi

Ao todo são 500 veículos, entre autocarros da cidade do Porto, camiões e barcos do porto de Leixões, que estão a servir para testar uma tecnologia de comunicação com base no WiFi que lhes permite, sem intervenção humana, trocarem entre si informações sobre o trânsito e vias alternativas.

Velocidades e travagens de carros nas proximidades, acidentes, obstáculos e estado das vias são algumas das informações registadas e difundidas em rede, pelos próprios veículos, às quais o condutor acede em tempo real, para que possa tomar as melhores opções ao volante.

"Neste momento estão instalados dispositivos em 400 autocarros da STCP para testes de redes veiculares e recolha de dados, que nos permitem agora ter serviços de gestão de tráfego nas cidades, diminuição dos consumos de combustível e poluição, assim como o desenvolvimento de aplicações para redes sociais, que possibilitam ter informação das pessoas e autocarros, publicidade e informação turística", explica Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações e professora na Universidade de Aveiro.

O projeto, que na fase inicial abrangia apenas alguns táxis, foi desenvolvido aos transportes coletivos, mas também à vertente da gestão portuária.

"Temos agora também dispositivos instalados em camiões, barcos e rebocadores do porto de Leixões, no âmbito do projeto, que permitem ligar ente si todos esses veículos, de forma a ser possível coordenar toda a informação do porto e toda a logística das operações", adianta a investigadora.

Susana Sargento considera que a comunicação entre veículos, que "está a nascer" na cidade do Porto, "vai ligar toda a informação sensorial de veículos e pessoas e também irá permitir que toda essa informação possa ser usada para melhorar a eficiência da cidade, a nível dos transportes, serviços e energia".

O projeto vai estar em destaque na Conferência Cidades do Futuro, que se realiza na terça-feira no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, onde será apresentado pelos investigadores Susana Sargento, Luís Brás e Rui Aguiar, do Instituto de Telecomunicações, e José Maria Fernandes, professor da Universidade de Aveiro e Investigador do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório