Dos milhões de Bruxelas à fatura da vacina: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do apoio de Bruxelas à contingência: Os 5 números relevantes da semana

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
05/12/2020 07:10 ‧ 05/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

história da semana

Esta semana ficou marcada pela apresentação do plano de vacinação português, uma "luz ao fundo do túnel" há muito esperada por todos. O Governo prepara ainda novas medidas no âmbito do Estado de Emergência, que deverão perdurar até ao dia 7 de janeiro

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.

  • Portugal já recebeu primeiros 3.000 milhões de euros do SURE

A Comissão Europeia disponibilizou 8,5 mil milhões de euros no âmbito da terceira parcela do apoio financeiro aos Estados-Membros ao abrigo do instrumento SURE, dos quais três mil milhões são destinados a Portugal. O valor atribuído a Portugal é uma primeira parte de um total que alcançará os 5,9 mil milhões.

  • Dívida pública acelera até outubro. Está acima dos 268 mil milhões

A dívida pública na ótica de Maastricht - a que conta para Bruxelas - subiu para 268.146 milhões de euros até outubro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), na quarta-feira. Em setembro, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 267.002 milhões de euros.

  • Salários e pensões passam a descontar IRS a partir de 686 euros

O Governo publicou, na quinta-feira, em Diário da República as tabelas de retenção na fonte de IRS para 2021 - pode consultar aqui. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, mais 27 euros em comparação com este ano

  • Moratórias? Governo vai prolongar período de adesão até 31 de março

O Governo vai prolongar a adesão às moratórias bancárias até ao dia 31 de março de 2021, no seguimento da 'luz verde' que foi dada por parte da Autoridade Bancária Europeia (EBA). A informação foi confirmada por fonte do Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto

  •  Portugal estima gastar 200 milhões na vacina para a Covid-19

O Governo português estima que "o montante global associado às vacinas para o nosso país deverá atingir os 200 milhões de euros e ultrapassar os 22 milhões de doses", anunciou, na quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas