Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2021
Tempo
15º
MIN 5º MÁX 15º

Edição

Dívida pública acelera até outubro. Está acima dos 268 mil milhões

Os dados foram atualizados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal.

Dívida pública acelera até outubro. Está acima dos 268 mil milhões

A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - subiu para 268.146 milhões de euros até outubro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira. Em setembro, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 267.002 milhões de euros.

"Em outubro de 2020, a dívida pública situou-se em 268,1 mil milhões de euros, aumentando 1,1 mil milhões de euros face ao mês anterior. Esta subida refletiu, em grande medida, emissões de títulos de dívida, no valor de 1,1 mil milhões de euros", pode ler-se no comunicado do BdP

A dívida pública atingiu os 130% do produto interno bruto (PIB) no final do terceiro trimestre, valor que compara com os 126,1% do PIB até junho

rácio da dívida pública portuguesa face ao PIB deverá subir este ano para os 137,2%, segundo as previsões hoje divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que são piores do que as do Governo para 2020, que apontam para que a dívida pública se cifre em 134,8% do PIB este ano. 

Os depósitos das administrações públicas diminuíram 0,9 mil milhões de euros. A dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,1 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 243,8 mil milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório