Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Mais de 4.800 óbitos em Portugal. Natal sem restrições?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 4.800 óbitos em Portugal. Natal sem restrições?
Notícias ao Minuto

08:10 - 04/12/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 4.935 novos casos de Covid-19 e mais 79 mortes. Em termos globais, Portugal soma 312.553 casos de infeção e 4.803 óbitos. O número de casos ativo tem vindo a descer, e fixa-se agora em 73.712

Tal como aconteceu na semana passada, a partir das 23h59 desta sexta-feira vai ser proibido circular entre concelhos. A medida vai vigorar até às 23h59 da próxima terça-feira (8 de dezembro).

Na tarde de hoje, o Parlamento vai debater e votar o projeto de decreto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que prevê o prolongamento do Estado de Emergência em Portugal até 7 de janeiro. Os votos a favor de PS e PSD garantirão a aprovação.

Os Estados Unidos, que são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, registaram recordes de contágios e de mortes (quase três mil em 24 horas)

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h21 - Termina aqui este registo de acompanhamento das informações mais recentes sobre a pandemia de coronavírus. Pode manter-se a par de novos desenvolvimentos neste novo registo

15h14 - O número de novos casos semanais de Covid-19 desceu 40% em duas semanas, passando de 45 mil para cerca de 27 mil, revela o relatório do INE hoje divulgado.

14h51 - O Governo da Madeira pretende prolongar até janeiro de 2021 as medidas restritivas de contenção da Covid-19 adotadas no início de novembro, indicou hoje o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, vincando que esta é a "fase mais complicada" da pandemia.

14h48 - O diretor de Inovação da Schneider Electric disse hoje à Lusa que a pandemia "acelerou a transição energética e a inovação tecnológica" e fez com que a população se tornasse mais consciente da emergência climática. 

"No início deste ano, havia um forte 'momentum' [impulso] à volta da emergência climática. Depois chegou março e toda a gente começou a olhar para um tipo diferente de emergência. Podíamos ter perdido de vista a emergência climática, mas a boa notícia é que isso não aconteceu. Estamos muito mais conscientes agora do que há oito meses", apontou Emmanuel Lagarrigue.

14h20 - Açores com mais 24 infeções e uma morte. Foram diagnosticaram 24 novos casos de infeção com o vírus da Covid-19 nas últimas 24 horas, sete dos quais na Terceira e 17 em São Miguel, ilha onde se registou também morreu uma mulher de 70 anos.

14h03 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas. Há mais 4.935 novas infeções a registar - 2.577 na região Norte e 1.508 em Lisboa e Vale do Tejo -, e 79 mortes a lamentar (45 só na região Norte). Nas últimas horas, mais 5.020 pessoas recuperaram da Covid-19, sendo que permanecem internadas 3.295 (menos 35 do que na véspera), das quais 526 em Unidades de Cuidados Continuados (mais uma).

13h55 - Ultrapassado surto em bairro social de Pombal. "A comunidade pode iniciar a sua vida normal, os que fizeram teste no dia 17 [de novembro]", afirmou a vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social e Saúde, Ana Cabral, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus neste concelho do distrito de Leiria.

13h46 - Suspensão da caducidade vai proteger "milhões de trabalhadores". O secretário de Estado Ajunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, disse hoje no Parlamento que a suspensão por dois anos vai proteger "milhões de trabalhadores" e terá impacto imediato e preventivo.

13h40 - Tribunal anula decisão de autoridade de saúde. O Tribunal de Sintra determinou o fim do isolamento de uma mulher a quem a autoridade de saúde tinha obrigado a ficar em casa mesmo depois de um teste negativo ao novo coronavírus e sem sintomas de Covid-19.

13h23 - A vacinação contra a Covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantando que se for necessário serão reforçados estes recursos.

13h13 - O apelo ao uso de máscara de proteção contra a Covid-19 durante 100 dias vai ser uma das primeiras medidas de Joe Biden após a tomada de posse em janeiro, disse o presidente eleito dos Estados Unidos. 

"São apenas 100 dias, não é para sempre. Creio que vão notar-se reduções significativas em relação ao vírus", disse Biden.

13h11 - O Ministério da Defesa Nacional assinalou hoje o contributo que as Forças Armadas vão dar na operação logística para distribuição das vacinas contra a Covid-19, assegurando que continuará o apoio nas outras frentes do combate à pandemia.

13h08 - O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, considerou hoje que a aplicação de "medidas responsáveis" no futebol garante um "novo ânimo" para o regresso dos adeptos aos estádios.

12h24 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta sexta-feira em Matosinhos que 3,6 milhões de portugueses vão ser vacinados no primeiro semestre do próximo ano. Lacerda Sales acrescentou que o plano de vacinação para a Covid-19 é "robusto, flexível e adequado".

O secretário de Estado realçou ainda a importância da parceria entre as Forças Armadas e os serviços de saúde, que "está a dar frutos". 

12h19 - A Sciensano divulgou o boletim epidemiológico desta sexta-feira na Bélgica e anunciou que o número acumulado de casos de Covid-19 no país ascendeu a 584.857. O total de óbitos superou os 17 mil.

Nas últimas duas semanas, foram confirmados 312 casos de infeções por 100 mil habitantes. 

12h16 - Mais de 65 milhões de casos de Covid-19 e mais de 1,5 milhões de mortes foram oficialmente detetados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo a contagem feita pela agência France-Presse

12h14 - Os surtos de Covid-19 em dois centros infantis de Évora são a principal preocupação das autoridades e o motivo do aumento do número de infeções ativas no concelho, que ronda as 400, disse hoje o presidente do município, Carlos Pinto de Sá.  

11h54 - O Observador está a avançar que o Governo não deverá proibir a circulação entre concelhos nos dias 24 e 25 de dezembro. A decisão só será tomada esta sexta-feira no Conselho de Ministros, e poderá ser anunciada amanhã por António Costa, quando o primeiro-ministro falar ao país para dar a conhecer as medidas que devem vigorar até janeiro

O Parlamento vai debater e votar esta tarde a renovação do Estado de Emergência, algo que parece estar assegurado, uma vez que PS e PSD vão votar favoravelmente. 

11h35 - As medidas para conter a pandemia afetaram o setor do transporte aéreo na União Europeia, que afundou em abril, maio e junho, tendo recuperado parcialmente na época alta e voltado a recuar, segundo o Eurostat.

10h55 - Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciaram hoje que o acontecimento desportivo adiado para 2021 vai custar mais 2,1 mil milhões de euros do que estava previsto

De acordo com o comité organizador, os valores adicionais ficam a dever-se aos custos operacionais e ao impacto financeiro provocado pelas medidas necessárias a adotar contra o novo coronavírus, que vão ser instalados nos jogos.

10h54 - O lar da Fundação Lopes da Fonseca, no concelho de Nelas, tem 52 dos seus 80 utentes com Covid-19 e uma equipa especializada dos bombeiros voluntários irá hoje desinfetar todas as instalações, informou o presidente da autarquia.

10h52 - O Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P), que convocou uma greve para esta semana, alertou hoje que os assistentes operacionais estão exaustos devido à pandemia, sendo "utópico" garantir todas as medidas de higienização nas escolas. 

10h50 - África registou 334 mortes devido à Covid-19 e mais 18.959 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 52.824 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais. 

10h16 - Os hospitais britânicos vão começar a administrar a população com a vacina da Pfizer e da BioNTech para a Covid-19 na próxima terça-feira, avançou o chefe do NHS, o serviço nacional de saúde do Reino Unido.

“Há 50 centros hospitalares e sabemos que a vacina vai chegar a esses centros hospitalares na terça-feira”, disse Chris HopsonCEO do NHS Providers, numa entrevista no programa BBC Breakfast.

10h03 - O decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros e que prevê um prémio de desempenho para os profissionais do Sistema Nacional de Saúde (SNS) na primeira linha do combate à pandemia, foi ontem promulgado pelo Presidente da República e já está publicado em Diário da República

9h28 - O centro de crise anti-coronavírus russo revelou que foram identificados 27.403 novos casos de Covid-19 e morreram 569 pessoas desde ontem, adianta a agência Ria Novosti. A Rússia totaliza agora 2.402.949 casos confirmados e mais de 42 mil óbitos

Os dados das autoridades russas mostram que o número de pessoas que recuperaram da Covid-19 no último dia foi superior ao número de novos casos. Verificaram-se 28.901 recuperações

8h30 - O México registou 608 mortos e 11.030 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde. O número de óbitos desde o início da pandemia subiu para 108.173 e o de casos para 1.144.643.

8h28 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 17 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo dois por contágio local e os restantes oriundos do exterior. A Comissão de Saúde não anunciou novas mortes devido à Covid-19, pelo que o número permaneceu em 4.634. O país somou, no total, 86.584 infetados desde o início da pandemia.

8h25 - Os professores consideram que a pandemia está a prejudicar os processos educativos dos alunos e que o problema poderia ser mitigado com um reforço de recursos humanos nas escolas, segundo um inquérito da Fenprof

8h21 - O Instituto Robert Koch anunciou esta sexta-feira que foram diagnosticados 23.449 novos casos de Covid-19 e morreram 432 pessoas no espaço de 24 horas na Alemanha. Este foi o terceiro dia consecutivo em que as autoridades alemãs notificaram mais de 400 vítimas mortais

No total, a Alemanha contabiliza nesta altura 1.130.238 casos de contágio e 18.034 óbitos. O número acumulado de recuperados ascende a 820.600

7h55 - A Índia registou 540 mortos devido à Covid-19 e 36.596 infetados, nas últimas 24 horas, disseram hoje as autoridades. O país, que tem mantido uma tendência decrescente no número de contágios, conta agora com 139.188 óbitos registados desde o início da pandemia.

7h52 - O governo brasileiro vai enviar mensagens via telemóvel a 2,6 milhões de pessoas que receberam irregularmente o "auxílio de emergência", uma ajuda financeira originalmente destinada aos mais carenciados para enfrentarem a pandemia de Covid-19.

7h47 - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse quinta-feira, na CNN, que tinha pedido ao imunologista Anthony Fauci, figura altamente respeitada no país, para fazer parte da sua equipa de combate à Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório