Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

MP do Brasil acusa ex-executivos de fraude em obras de metro

O Ministério Público brasileiro acusou na terça-feira, no âmbito da Operação Lava Jato, cinco ex-executivos de quatro grandes construtoras de formarem um cartel para defraudar licitações em obras de metro em oito cidades do país.

MP do Brasil acusa ex-executivos de fraude em obras de metro
Notícias ao Minuto

09:09 - 30/09/20 por Lusa

Economia Brasil

De acordo com o Ministério Público Federal, o grupo, que se autodenominava "Tatu Tenis Clube", atuou entre 1998 e 2014 e contou com a participação de ex-dirigentes das empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa.

Essas cinco empresas também estiveram no centro das investigações sobre os desvios milionários ocorridos dentro da estatal petrolífera brasileira Petrobras, a partir dos quais vários políticos e empresários foram presos.

Neste caso, os procuradores da Operação Lava Jato encontraram indícios de que o cartel cometeu fraude nas licitações para construção de linhas de metro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, assim como na capital do país, Brasília.

De acordo com a acusação, o grupo inflacionava o preço dos empreendimentos acima da média do mercado, "gerando prejuízo de milhares de milhões aos cofres públicos", indicou em comunicado a procuradora Janice Ascari, coordenadora da Lava Jato em São Paulo.

A suposto cartel organizou-se de tal forma que as cinco empresas participantes elaboraram uma espécie de linguagem de código, em que definiam as regras para a divisão dos leilões dos projetos, e os valores dos mesmos.

Para não serem descobertos, os executivos identificavam-se com nomes de tenistas famosos como "Guga", "Beker" e "Koock", em alusão aos tenistas Gustavo Kuerten, Boris Becker e Thomaz Koch, respetivamente, e usavam metáforas desportivas para planear as ações ilícitas.

Os acusados são Benedicto Barbosa, ex-diretor de infraestrutura da Odebrecht; Márcio Magalhães Pinto, ex-diretor financeiro da Andrade Gutierrez; Othon Zanoide, ex-diretor de desenvolvimento comercial da Queiroz Galvão; e Saulo Thadeu Vasconcelos e Dalton dos Santos, ex-diretores de transportes da Camargo Correa, que deverão responder por crimes contra a ordem económica.

Segundo o Ministério Público, o cartel foi aperfeiçoado com a criação de um subgrupo de trabalhadores das empresas envolvidas que "se reunia secretamente para discutir projetos e tratar de licitações em desenvolvimento".

A acusação destacou que a rede só começou a perder força a partir de 2010, quando o mercado abriu as portas à concorrência internacional, para que participassem também nos leilões.

Lançada em 2014, a operação Lava Jato trouxe a público um enorme esquema de corrupção de empresas públicas, como a Petrobras, implicando dezenas de altos responsáveis políticos e económicos, e levando à prisão de muitos deles, como o antigo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado pelo antigo juiz Sergio Moro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório