Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Desconto em venda do Novo Banco gera queixas? Instituição esclarece

O BES Vénétie foi vendido com um desconto de 68,2% numa operação cujos contornos voltaram a merecer uma queixa junto do regulador europeu, noticia o Público. A instituição esclarece que essas queixas nunca chegaram ao banco.

Desconto em venda do Novo Banco gera queixas? Instituição esclarece
Notícias ao Minuto

10:00 - 24/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Novo Banco

A venda da subsidiária francesa do Novo Banco, no final de 2018, foi realizada com um desconto de 68,2% face ao preço de balanço, avança o Público, o que, a par com uma acusação de conflito de interesses, originou uma queixa junto das autoridades europeias. Em resposta, o Novo Banco diz que as queixas nunca chegaram à instituição, apesar de já ter pedido informação sobre as mesmas. 

"O Novo Banco esclarece que as referidas queixas nunca chegaram ao banco apesar deste já ter solicitado informação à Autoridade Europeia de Mercados e Títulos (ESMA) sobre as mesmas. Esclarece-se ainda o facto de estas queixas não terem tido nenhuma consequência prática", pode ler-se num esclarecimento do banco enviado às redações

Em causa está a alienação do BES de la Vénétie, ativo herdado do falido BES, ao fundo norte-americano Cerberus. O banco esclarece que o "BES Vénétie foi um banco vendido através de um processo organizado e competitivo pelo Novo Banco, conduzido e concluído em coordenação com o então parceiro e acionista minoritário italiano Intesa Sanpaolo", pode ler-se. 

Sobre a venda com desconto, o Novo Banco esclarece que "foi realizada a preço de mercado, por um rácio Price-to-Book de 0,28, valor que compara positivamente, por exemplo, com o actual valor de transação do único banco cotado Português", acrescenta. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório