Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Londres invoca progressos nas negociações de acordos com EUA e Japão

A ministra britânica do Comércio Internacional, Liz Truss, afirmou hoje que o Reino Unido fez "bons progressos" nas negociações para estabelecer acordos comerciais com países fora da União Europeia (UE), como os Estados Unidos e o Japão.

Londres invoca progressos nas negociações de acordos com EUA e Japão
Notícias ao Minuto

14:59 - 03/09/20 por Lusa

Economia Londres

Numa audição no Parlamento, Truss adiantou que Londres espera ter um acordo com o Japão pronto "nas próximas semanas" e revelou que o Governo está a negociar o fim das taxas aduaneiras de 5% aplicadas nas exportações de uísque irlandês e escocês como parte de um possível acordo com a Austrália.

"Estamos a fazendo bons progressos nas negociações com os Estados Unidos, Japão, Austrália e Nova Zelândia e no acesso ao CPTTP (Acordo de Cooperação Económica Transpacífico)", disse, em resposta a perguntas dos deputados do Partido Nacionalista Escocês e do Partido Trabalhista.

Truss ressaltou que o Governo está a "intensificar as negociações com a Austrália", país com o qual quer chegar a um acordo "de referência".

"Queremos trabalhar com amigos semelhantes a nós e com aliados que acreditam no comércio livre e no jogo limpo", disse Truss.

Em relação ao Japão, o secretário de Estado da mesma pasta, Graham Stuart, revelou que já existe um "entendimento" sobre os "principais elementos" de um acordo de comércio livre com aquele país.

Londres e Tóquio estão agora "na fase final" do diálogo comercial e este país está "otimista" com a possibilidade de fechar um texto nas próximas semanas, acrescentou.

"As duas partes estão empenhadas em ter um acordo em vigor antes do final deste ano", afirmou Stuart.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório