Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Terras de Bouro quer "mais investimento" para infraestruturas no Interior

O presidente da Câmara de Terras de Bouro reclamou "mais investimento" do Governo no interior para "criar infraestruturas" necessárias à fixação de população mas também para tornar aquelas áreas "mais atrativas" a empresas, levando à criação de emprego.

Terras de Bouro quer "mais investimento" para infraestruturas no Interior
Notícias ao Minuto

14:58 - 13/08/20 por Lusa

Economia Terras de Bouro

Em declarações à Lusa, à margem de um encontro com a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o autarca daquele município do distrito de Braga, que é uma das principais portas de entrada para o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), Manuel Tibo, apontou como objetivos a criação de um parque empresarial, melhorias nas vias de comunicação e acessibilidades e a criação de uma "valente" praia no Alqueirão.

Manuel Tibo apontou como desejo que o pacote de ajuda financeira da União Europeia "contemple avisos comunitários para a área do Turismo e de infraestruturas que serão estruturantes para toda a Região Norte".

"Estamos a uma hora do aeroporto, a pouco quilómetros da capital de distrito (Braga), estamos perto mas estamos longe. É preciso investimento nesta área e que as autarquias tenham mais autonomia financeira", apontou Manuel Tibo.

"Nós temos as condições naturais, temos algo único como o Parque Nacional da Peneda Gerês, mas é preciso criar condições para que a população daqui não queira sair e para atrair mais pessoas quer para viverem aqui quer para terem aqui as suas casas de férias", apontou o autarca.

Para Manuel Tibo, "o desenvolvimento do concelho não pode passar só pelo Turismo", que "nesta área é sazonal e quase sazonal dentro do sazonal. Temos que criar emprego", disso.

Para isso, o autarca quer "a construção de um parque empresarial no concelho que seja capaz de atrair empresas tecnológicas, criando assim posto de trabalho", referindo ser essencial a instalação de uma antena em Leonte, no PNPG.

"É imperioso que se resolva o diferendo entre a EDP e o Estado para que a antena seja instalada. Há três anos que esperamos pela antena, tendo já sido instaladas noutras entradas do parque. Além da mais-valia tecnológica, é uma questão de segurança para quem visita o parque, uma vez que será essencial na localização de visitantes que se percam", salientou.

"Queremos dar respostas às populações mas precisamos que o poder central olhe para nós doutra forma, como locais de investimento e um investimento que terá retorno na criação de emprego, fixação das populações e na atração de nova gente", reclamou.

Além do parque empresarial, o autarca quer "resolvida" a questão da praia do Alqueirão: "É necessário criar ali uma valente praia, digna desse nome, com infraestruturas de estacionamento para poder ser explorado como deve ser", referiu.

Em Terras de Bouro, concelho com 8 mil habitantes mas com "uma vasta área", é ainda necessário um "investimento consciente" em questões como o saneamento.

"Queremos instalar fossas biológicas em cada freguesia com 80 mil litros de capacidade que depois podem ser despejados numa ETAR. Não compensa fazer uma ETAR para servir 3 casas e o preço desta solução é capaz de ser igual ao de fazer saneamento numa rua com mil pessoas".

Manuel Tibo aludiu ainda aos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus.

"Se algo esta situação veio mostrar é que este é um concelho, como outros no interior, seguro quer para o turismo quer para os locais e que não é assim tão distante quanto parece", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório