Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

EDPR compra negócio de renováveis da Viesgo com valor de 565 ME

EDP Renováveis (EDPR) chegou a acordo com fundos geridos pela Macquarie Infrastructure e Real Assets para a compra do negócio de energias renováveis da Viesgo, com 'enterprise value' de 565 milhões de euros, foi comunicado hoje ao mercado.

EDPR compra negócio de renováveis da Viesgo com valor de 565 ME
Notícias ao Minuto

19:03 - 15/07/20 por Lusa

Economia EDPR

"A EDP Renováveis, S.A. ("EDPR") alcançou um acordo com determinados fundos geridos pela Macquarie Infrastructure e Real Assets (em conjunto com os fundos que gere), atualmente os únicos acionistas da Viesgo, para a aquisição do controlo sobre o negócio de energias renováveis da Viesgo", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a informação remetida ao mercado, o montante a ser pago pela empresa agora liderada por Rui Teixeira - depois de Manso Neto ter sido na semana passada suspenso de funções no âmbito do Caso EDP - corresponde a um 'enterprise value' (valor de mercado) de 565 milhões de euros.

Com esta operação, a empresa vai comprar a totalidade do portfólio de 511 megawatts (MW) de capacidade renovável instalada em Espanha (84%) e Portugal (16%).

A concretização desta aquisição está prevista para até ao final de 2020.

"Trata-se de um portfólio de elevada qualidade com recurso eólico forte (29% de fator de utilização médio) e um perfil de baixo risco, dos quais 87% da capacidade está regulada com uma idade média de 13 anos. O portfólio também conta com um atrativo potencial para futuras extensões/re-potenciação", lê-se no documento.

Este negócio inclui 24 parques eólicos e duas centrais mini-hídricas, localizadas em Espanha e Portugal.

elétrica vai ainda comprar as duas centrais de geração térmica da Viesgo no sul de Espanha, que "potencialmente irão incorporar direito aos pontos de ligação à rede, de acordo com o 'Green Deal Investment Plan and Just Transition Mechanism' da União Europeia, após o descomissionamento das centrais térmicas em 2021".

Num comunicado anterior, a EDPR explicou que o acordo celebrado prevê ainda o estabelecimento de uma parceria de longo prazo com a Macquarie Infrastructure and Real Assets (MIRA) para os negócios de redes de distribuição de eletricidade em Espanha.

Assim, a E-Redes, subsidiária da EDP para a distribuição de eletricidade em Espanha, e as empresas de distribuição de eletricidade da Viesgo (Viesgo Distribution e Begasa) será detida em 75,1% pela EDP e em 24,9% pela MIRA.

transação da Viesgo implica um investimento líquido de 0,9 mil milhões de euros por parte da EDP e "resultará na consolidação pela EDP da dívida financeira líquida existente na Viesgo de 1,1 mil milhões de euros".

Por sua vez, a MIRA irá investir um total de 0,7 mil milhões de euros.

A informação enviada à CMVM revela ainda que a transação da Viesgo vai ser, parcialmente, financiada através de uma oferta pública de subscrição de 1,020 milhões de euros, um aumento de capital social até ao máximo de 309.143.297 novas ações da EDP, ou seja, quase 8,45% do capital social da elétrica.

O Conselho de Administração aprovou hoje, por unanimidade, a emissão de títulos que se destinam, em exclusivo, a acionistas da EDP e a investidores que comprem direitos de subscrição.

"Adicionalmente, o Banco Comercial Português, S.A., J.P. Morgan Securities plc, Morgan Stanley & Co. International plcBNP ParibasBofA Securities Europe SA e Goldman Sachs International (os 'Underwriters') comprometeram-se a procurar subscritores ou, caso contrário, subscreverem em seu nome qualquer nova ação não subscrita no âmbito da emissão de ações", indica.

O preço de subscrição por nova ação é de 3,30 euros.

Viesgo é uma empresa que gere e distribui eletricidade, contando com quase 700 mil clientes no norte de Espanha.

No final de março, a MIRA geria aproximadamente 124 mil milhões de euros de ativos, incluindo 151 portfólios de negócios, 500 propriedades e 4,8 milhões de hectares de terrenos agrícolas.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDPR cederam 1,76% para 13,36 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório