Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

TAP será nacionalizada. Não há acordo com privados, avança o Expresso

A notícia está a ser avançada pelo semanário Expresso. O Notícias ao Minuto já contactou a tutela, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.

TAP será nacionalizada. Não há acordo com privados, avança o Expresso
Notícias ao Minuto

10:10 - 30/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia TAP

A TAP vai ser nacionalizada, avança o Expresso, por não haver acordo entre o Estado e os acionistas privados da companhia aérea em torno do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros. O Notícias ao Minuto já contactou fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.

Ao que indica o Expresso, a administração da Atlantic Gateway, empresa detida por David Neeleman e Humberto Pedrosa, e que controla 45% da TAP, inviabilizou na segunda-feira a aprovação do empréstimo do Estado à companhia aérea, o que levou à quebra com o Governo.

Para esta terça-feira estava agendado um encontro entre o Estado, representado pela Parpública, com os privados da Atlantic Gateway, em assembleia-geral, numa altura em que se finalizavam os detalhes do acordo para um apoio de 1.200 milhões de euros.

Indica ainda o semanário que o diploma de nacionalização vai agora seguir para a Presidência do Conselho de Ministros.

Entretanto, começou uma audição do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, no Parlamento, pelo que se espera que sejam adiantados mais detalhes sobre o tema. Numa primeira declaração, o ministro referiu que "seria um desastre do ponto de vista económico e social o país perder a TAP".

A TAP registou prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, divulgou a empresa, na segunda-feira à noite. Em comunicado enviado à CMVM, a companhia aérea explicou que as consequências da pandemia são o motivo deste agravamento significativo face ao mesmo período do ano passado, sendo que o maior impacto ocorreu em março de 2020, que acabou por prejudicar "a boa performance observada nos primeiros dois meses do ano". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório