Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

TAP regista prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre

Um agravamento significativo face ao período homólogo no ano passado. Pandemia teve um forte impacto nas receitas, justifica companhia aérea.

TAP regista prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

22:51 - 29/06/20 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

A TAP registou prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, divulgou a empresa, durante a noite desta segunda-feira. 

De acordo com um comunicado enviado pela companhia aérea à CMVM, as consequências da pandemia são o motivo deste agravamento significativo face ao mesmo período do ano passado, sendo que o maior impacto ocorreu em março de 2020, que acabou por prejudicar "a boa performance observada nos primeiros dois meses do ano”:

“Março foi já significativamente afetado pelas medidas de contenção adotadas pelas autoridades nacionais e internacionais que se refletiram numa acentuada quebra na procura e levaram a TAP a diminuir a sua capacidade operacional, traduzindo-se numa deterioração progressiva da atividade ao longo do mês”, pode ler-se no referido documento. 

Segundo a TAP, nos primeiros três meses do ano, registou-se um “decréscimo do número de passageiros transportados no trimestre em 12,6%, sendo que no mês de março, o decréscimo do número de passageiros transportados atingiu os 54,7% na comparação com o mesmo mês de 2019".

A companhia aérea detalha também que apresentou um “resultado líquido negativo do trimestre de 395 milhões de euros (...), nomeadamente pelo reconhecimento de 'overhedge de jet fuel' de 150,3 milhões, tendo o resultado líquido sido igualmente impactado por diferenças de câmbio líquidas negativas de 100,5 milhões”.

Ainda na referida nota, é apontado que os resultados operacionais da empresa foram negativos em 155,3 milhões de euros, “sendo a diminuição verificada no mês de março de 106,3 milhões (-47,7%) nos rendimentos operacionais totais e de 90,3 milhões (-46,9%) nas receitas de passagens”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório