Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Accionistas decidem distribuição de acções da Mota-Engil

Os accionistas da Mota-Engil decidem hoje, em assembleia-geral a realizar no Porto, a distribuição de acções representativas de 20% do capital social da Mota-Engil África, que deverá ser cotada numa bolsa europeia.

Accionistas decidem distribuição de acções da Mota-Engil
Notícias ao Minuto

06:33 - 27/12/13 por Lusa

Economia Cotação

"Esta assembleia-geral servirá para discutir e deliberar sobre a atribuição condicional gratuita aos acionistas de ações ordinárias, representativas de 20% do capital social da 'sub-holding' do grupo Mota-Engil em que se agreguem os negócios e a atividade em África (Mota-Engil África) que deverá ser cotada numa bolsa europeia", lê-se num comunicado da construtora.

A cada acionista será atribuído "o número de ações da Mota-Engil África resultante da aplicação do fator determinado pela divisão do número de ações representativas de 20% do capital social dessa sociedade pelo número de ações representativas do capital social da Mota-Engil, SGPS, S.A. na data da deliberação (excluídas as ações próprias)", esclareceu a Mota-Engil.

Os acionistas vão ainda deliberar sobre a possível alienação de ações próprias da construtora, que tem em carteira um total de 11.101.379 ações próprias, representativas de aproximadamente 5,42% do respetivo capital social.

A 21 de novembro, o presidente executivo da Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins, disse à Lusa que o Grupo ia propor a entrada em bolsa da Mota-Engil África numa praça europeia fora de Portugal com o objetivo de aceder "a um mercado financeiro mais global".

Questionado, na altura, sobre qual a praça europeia, Gonçalo Moura Martins não avançou pormenores, sublinhando apenas que não será em Portugal.

A região de África representa mais de 40% do volume de negócios da construtora portuguesa.

Com a entrada em bolsa da 'sub-holding' africana, a Mota-Engil entra numa "nova forma de abordar o mercado de capitais", acrescentou o presidente executivo da Mota-Engil.

A concretizar-se, a entrada em bolsa da Mota-Engil África deverá acontecer até final do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório