Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Estradas de Portugal anuncia nova redução de 35% nos custos

A Estradas de Portugal (EP) tem em audiência prévia 18 concursos para conservação corrente da sua rede entre 2014 e 2016, por um valor que representa uma redução de 35% em relação ao triénio anterior.

Estradas de Portugal anuncia nova redução de 35% nos custos
Notícias ao Minuto

06:20 - 21/12/13 por Lusa

Economia Conservação

A percentagem representa uma poupança da ordem dos 56 milhões de euros, afirma a empresa, numa nota divulgada hoje à noite, sublinhando que os contratos, com um "custo global" de cerca de 106 milhões de euros, equivalem a um valor médio de 2.500 euros por quilómetro em cada ano.

Os 18 concursos, um por cada distrito, cuja audiência prévia termina às 23:59 de hoje e que a EP pretende adjudicar, visam a conservação da rede de estradas da empresa, com cerca de 14.100 quilómetros, durante o período compreendido entre o próximo ano e 2016.

"Os júris dos 18 concursos são diferentes e, embora tenham elementos comuns, envolvem sempre a participação dos responsáveis locais, a nível distrital e a nível regional, concretamente das gestões regionais e dos centros operacionais", salienta a mesma nota da empresa, que é uma sociedade anónima de capitais públicos.

No âmbito do relatório preliminar, que integra "a lista ordenada dos concorrentes sobre os quais recai a intenção de adjudicação, foram apurados 18 concorrentes, a larga maioria (16) organizadas em consórcio, designadamente com empresas locais", adianta EP.

Para a adjudicação, prevalece "o critério da proposta economicamente mais vantajosa (o valor tem um ponderação de 60% e a valia técnica da proposta de 40%), no sentido de garantir a adequação da proposta às necessidades identificadas pela EP e os princípios de base que já tinham sido aplicados nos concursos do triénio anterior".

"Cumpridas as formalidades previstas no Código dos Contratos Públicos, a EP estará em condições de decidir a adjudicação logo no início de 2014", afirma a empresa, realçando que "só nos últimos cinco anos" realizou e adjudicou 418 concursos públicos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório