Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Santos Silva diz que Governo 'lavou as mãos' sobre estaleiros

Na sequência da investigação da Comissão Europeia aos empréstimos estatais feitos à Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) na altura de José Sócrates e já com Passos Coelho no executivo, Augusto Santos Silva, ex-ministro socialista, afirma que actual Governo decidiu não defender as decisões tomadas anteriormente.

Santos Silva diz que Governo 'lavou as mãos' sobre estaleiros
Notícias ao Minuto

18:56 - 18/12/13 por Notícias ao Minuto

Economia ENVC

Augusto Santos Silva afirmou, em entrevista à Rádio Renascença, que o actual executivo não defendeu Portugal relativamente à Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Em causa está a averiguação, por parte da Comissão Europeia, da legalidade das ajudas dadas pelo Governo à empresa.

Note-se que o Governo ajudou a ENVC com 81 milhões de euros na altura de José Sócrates e mais 100 milhões com Passos Coelho no poder. A investigação da Comissão Europeia pode resultar na devolução do dinheiro aos cofres do estado.

“Não se esteja para aí a dizer que nunca seria possível que a Comissão Europeia aprovasse essas ajudas, porque teria sido possível o Estado português defender a sua posição e com bons argumentos”, afirmou Santos Silva, sublinhando que o Governo decidiu não defender as decisões tomadas anteriormente mesmo sendo “plenamente defensáveis em termos europeus”.

O ex-ministro de José Sócrates afirma ainda estar de consciência tranquila, pois tentou “encontrar a solução exequível, menos dolorosa, e que permitisse dar uma nova vida aos estaleiros navais de Viana do Castelo”, acrescentando que “nenhuma empresa pode viver com uma parte considerável dos seus trabalhadores a picarem o ponto para não fazerem nada”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório