Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Juros da dívida de periféricos sobem após sentença sobre programa do BCE

As dúvidas do Tribunal Constitucional alemão sobre o programa de compras de dívida do Banco Central Europeu (BCE) estavam hoje a pressionar os juros da dívida a 10 anos dos países periféricos, incluindo os de Portugal, mas sobretudo os de Itália.

Juros da dívida de periféricos sobem após sentença sobre programa do BCE
Notícias ao Minuto

13:25 - 05/05/20 por Lusa

Economia Juros

Cerca das 12h00 em Lisboa, os juros da dívida de Portugal a 10 anos avançavam para 0,926%, contra 0,857 hoje de manhã e 0,855% na segunda-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.

Já os juros da dívida de Itália a 10 anos, que hoje abriram a 1,761%, estavam à mesma hora a subir para 1,876%.

À mesma hora, os juros da dívida de Espanha e da Grécia a 10 anos, que abriram hoje a 0,755% e 2,145%, avançavam para 0,826% e 2,150%, respetivamente.

O Tribunal Constitucional alemão declarou hoje que o programa de compras de dívida do BCE adotado em 2015 é parcialmente contrário à Constituição da Alemanha e exigiu ao Banco Central Europeu (BCE) que no prazo de três meses justifique que o programa está conforme o seu mandato.

A decisão do Tribunal, votada por uma maioria de sete contra um, indica que o programa do BCE excedeu os seus poderes sem considerar a proporcionalidade da medida como uma ferramenta para aumentar a taxa de inflação para cerca de 2%.

O Tribunal afirmou ainda que o poderoso banco central alemão será proibido de participar neste programa anti-crise, que ainda ganhou mais amplitude devido à pandemia da covid-19, se "o Conselho do BCE" falhar em demonstrar "de maneira compreensiva e substancial" "que não excedeu os tratados europeus".

Apesar de considerar parcialmente contrário à Constituição da Alemanha, O Tribunal sublinhou que "não foi capaz de estabelecer uma violação" pelo BCE da proibição de financiar diretamente os Estados europeus.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório