Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Com as escolas fechadas, "os apoios às famílias vão manter-se"

"Os apoios às famílias vão manter-se" com o prolongamento da suspensão das aulas presenciais, confirmou o primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira.

Com as escolas fechadas, "os apoios às famílias vão manter-se"
Notícias ao Minuto

15:28 - 09/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Famílias

O Governo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus. O terceiro período arranca, assim, no dia 14 de abril, mas com o ensino à distância e, por isso, os apoios para os país que precisem de ficar em casa para cuidar dos filhos "vão manter-se", confirmou o primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira. 

Quer isto dizer que os trabalhadores que necessitem de faltar ao trabalho por assistência inadiável a menor de 12 anos ou dependente, por causa do encerramento das escolas, de apoio à primeira infância ou deficiência, têm direito a um apoio excecional à família.

Para ter acesso a este apoio deve apresentar uma declaração à sua entidade empregadora, que depois é responsável pelo requerimento do apoio junto da Segurança Social - neste link encontra a declaração que deve ser preenchida pelo trabalhador. 

Se pode fazer teletrabalho, não tem direito ao apoio

A entidade empregadora, responsável por entregar o referido pedido, "terá de atestar não haver condições para outras formas de prestação de trabalho, nomeadamente, o teletrabalho". 

Os país que cumpram estas condições têm direito a um "apoio financeiro excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base, sendo a mesma suportada em partes iguais pela entidade empregadora e pela Segurança Social".

O apoio tem como valor mínimo 635 euros (equivalente a um salário mínimo nacional) e o valor máximo do apoio é de 1.905 euros (três vezes o salário mínimo nacional), sendo por isso o valor máximo suportado pela Segurança Social de 952,5 euros (1,5 salário mínimo nacional). 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório