Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sonae Capital reverte proposta de distribuição de dividendos

O Conselho de Administração da Sonae Capital deliberou na segunda-feira "reverter a proposta anteriormente anunciada de distribuição de dividendos", tendo em conta a pandemia de covid-19 e o atual estado de emergência do país.

Sonae Capital reverte proposta de distribuição de dividendos
Notícias ao Minuto

11:43 - 07/04/20 por Lusa

Economia Covid-19:

Em 21 de fevereiro, a administração da empresa deliberou que iria propor, na assembleia-geral anual de acionistas, convocada para 29 de abril, a distribuição de um dividendo de 0,06 euros por ação, no valor total de 15 milhões de euros.

Agora, em comunicado enviado na segunda-feira à noite, a Sonae Capital informa que, "face ao contexto de elevada incerteza resultante da pandemia covid-19 e consequente estado de emergência em Portugal, o seu Conselho de Administração deliberou, à data [06 de abril], reverter a proposta anteriormente anunciada de distribuição de dividendos".

A administração da empresa refere que "esta decisão foi tomada por prudência, com o objetivo de assegurar uma acrescida estabilidade financeira da Sonae Capital, fundamental para garantir a sua resiliência nos cenários mais disruptivos que a situação atual leva a equacionar".

O Conselho de Administração considera ainda "reavaliar esta decisão quando existir uma maior visibilidade sobre o futuro, a normalidade de todas as suas operações seja retomada e, sobretudo, tendo em consideração a adequabilidade da estrutura de capitais à tipologia de ativos e negócios em posse do grupo".

Entretanto, a Sonae tem a sua assembleia-geral anual de acionistas para 30 de abril, a qual vai aprovar as contas de 2019, entre outros pontos, e mantém a sua proposta de dividendo, de acordo com comunicado divulgado na CMVM na segunda-feira à noite.

"O Conselho de Administração [da Sonae] propõe à assembleia-geral que o resultado líquido do exercício, no montante de 188.483.085,50 euros, seja aplicado da seguinte forma: reserva legal: 9.424.154,28 euros; dividendos: 92.600.000,00 euros; reservas livres: 86.458.931,22 euros", lê-se na proposta.

"O Conselho de Administração propõe ainda que o dividendo ilíquido a distribuir seja de 0,0463 euros por ação, excluindo-se do dividendo global de 92.600.000,00 euros o montante do dividendo que caberia às ações que, à data da distribuição do dividendo, sejam detidas pela própria sociedade ou por sociedades suas dependentes, que deverá ser afeto a reservas livres", adianta.

"O dividendo ora proposto equivale a um 'dividend yield' [rendimento de dividendo] de 5,1% face ao preço de fecho a 31 de dezembro de 2019 e a um 'payout ratio' [taxa de pagamento] de 43% do resultado direto consolidado atribuível aos acionistas da Sonae", conclui a proposta.

Portanto, a proposta de pagamento do dividendo mantém-se: em 18 de março, a administração da Sonae tinha anunciado a sua proposta de pagamento de um dividendo de 4,63 cêntimos por ação relativo a 2019, o que correspondia a um aumento de 5% face ao ano anterior.

O lucro da Sonae caiu 20,2% em 2019, face a 2018, para 165 milhões de euros, "apenas devido aos 'itens' não recorrentes" verificados no exercício anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório