Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Crise causada pela pandemia será "mais funda do que a anterior"

A perspetiva é do economista do ISEG João Duque.

Crise causada pela pandemia será "mais funda do que a anterior"
Notícias ao Minuto

10:44 - 07/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia João Duque

João Duque, economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), considera que a crise económica causada pelo impacto do novo coronavírus em Portugal vai ser mais profunda do que a anterior, antecipando que a quebra será maior do que no último período de crise.

"Esta é uma situação que afeta todos os países ao mesmo tempo. Tenho a sensação que esta crise, no curto prazo, vai ser muito mais funda do que a anterior. Nós vamos quebrar mais do que quebramos anteriormente. Não tenho dúvida nenhuma. Basta olharmos para a nossa atividade, olharmos em redor e vermos o brutal arrefecimento do maior componente do produto interno bruto (PIB) que é o consumo", disse o economista, em declarações à SIC Notícias. 

A economia portuguesa deverá ter uma quebra entre os 4% e os 8% do PIB devido à covid-19, segundo a Síntese Económica de Conjuntura do Grupo de Análise Económica do ISEG (Universidade de Lisboa).

Segundo o grupo do ISEG, esta perspetiva tem em conta as "expectativas do impacto económico da fase atual da política de combate à epidemia, duração temporal incerta e possíveis modos de saída desta fase de emergência".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório