Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cinco estratégias para ser mais produtivo no trabalho a partir de casa

Saiba como ser mais produtivo, evitando que o trabalho seja prejudicado.

Cinco estratégias para ser mais produtivo no trabalho a partir de casa
Notícias ao Minuto

11:25 - 18/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

Vivemos num contexto em que as autoridades de saúde pedem distanciamento social e, por isso, muitas empresas optaram por implementar o trabalho remoto. A Skoach, uma empresa que criou um 'chatbot', apresenta cinco estratégias para ser produtivo, evitando que o trabalho seja prejudicado.

Tome nota: 

  1. Escolher um espaço da casa dedicado ao trabalho - "Ao dedicarmos um espaço da casa só para o trabalho, e ao evitarmos trabalhar nas zonas de lazer, recebemos um boost de motivação para trabalhar sempre que estamos nesse espaço, e prevenimos que o mindset profissional se intrometa na vida pessoal, em particular quando queremos descansar e/ou passar tempo em família."
  2. Evitar distrações com companhia em casa - "Havendo vários trabalhadores remotos em casa é fundamental assegurar a concentração e respeitar o espaço de trabalho de cada um, definindo expectativas relativamente à disponibilidade durante o 'período laboral' e, caso haja crianças em casa que precisem de atenção, eventualmente até definir turnos."
  3. Criar horários bem definidos - "Em regime teletrabalho, torna-se muito fácil interromper o trabalho 'só 5 minutos', reduzindo a nossa produtividade. Como tal, a gestão autónoma do tempo e atenção tornam-se, também, cruciais, fazendo com que acima de tudo seja essencial definir um horário de trabalho e evitar ao máximo outras atividades durante esse tempo."
  4. Comunicar regularmente com a equipa - "A comunicação é um dos maiores fatores que influenciam o sucesso de uma equipa remota. É necessária mais proatividade para esclarecer dúvidas ou pedir informações, pelo que todas as decisões tomadas devem ser comunicadas em canais acessíveis por todos."
  5. Manter a ligação humana - "Enquanto estamos em casa não há tantas oportunidades para conviver e fortalecer relações com colegas. Por isso, devemos também aqui ser proativos e criar espaço para ter conversas informais, que habitualmente já fazem parte do dia-a-dia no escritório. Criar canais de comunicação informais onde podemos e devemos ser mais nós próprios, e falar de assuntos não relacionados com o trabalho são essenciais."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório