Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo aprovou 99 candidaturas ao Estatuto da Agricultura Familiar

O Governo atribuiu 99 títulos de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar e recusou 96, num total de 275 candidaturas, um ano após o início deste processo.

Governo aprovou 99 candidaturas ao Estatuto da Agricultura Familiar
Notícias ao Minuto

18:23 - 08/03/20 por Lusa

Economia Agricultura

De acordo com os dados que o Ministério da Agricultura disponibilizou à agência Lusa, até 26 de fevereiro, foram submetidas 275 candidaturas, 99 das quais aprovadas e 96 indeferidas.

Por sua vez, em início de análise encontram-se 40 candidaturas e em audiência prévia 18.

As restantes 40 não foram avaliadas por "falta de dados", revelou o ministério tutelado por Maria do Céu Albuquerque.

Por região, o Norte concentra a maior número de candidaturas aprovadas (44), seguido pelo Centro (42), Algarve (sete), Alentejo (quatro) e Lisboa e Vale do Tejo (duas).

"Atualmente decorre também uma avaliação da legislação e das condições de atribuição do título de reconhecimento de agricultura familiar, tendo em vista introduzir alterações ao nível dos requisitos previstos na legislação, com o objetivo de promover uma maior adesão ao estatuto", avançou o Governo, em resposta à Lusa.

No âmbito dos direitos da agricultura familiar, foram implementadas, por exemplo, medidas de apoio às atividades de exploração agrícola e florestal e dado acesso a benefícios na utilização do gasóleo colorido e marcado, bem como a um regime de reconhecimento das organizações de produtores.

Em fase de discussão ou implementação encontram-se medidas como o acesso a um regime específico de contratação pública para o "fornecimento de proximidade de bens agroalimentares" (escolas, hospitais, instituições particulares de solidariedade social e forças armadas), a linhas de crédito específicas para este tipo de agricultura e o acesso prioritário ao arrendamento e compra de terras do domínio privado do Estado.

O período de pedido de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar começou em 08 de março de 2019, através de um formulário eletrónico enviado à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

A criação deste estatuto foi publicada em agosto de 2018, mas a atribuição do título e a sua manutenção ficou adiada para posterior regulamentação.

A renovação do título é feita anualmente mediante a submissão eletrónica dos documentos comprovativos dos requisitos de rendimento coletável inferior a 25 mil euros e de montante de apoio de ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) inferiores a cinco mil euros.

Em agosto de 2018, o Ministério da Agricultura, então liderado por Capoulas Santos, estimou que os beneficiários deste regime seriam cerca de 100 mil agricultores e produtores agroflorestais, ou seja, 40% do total dos agricultores do país.

Para receberem o título, os responsáveis agrícolas têm de ter mais de 18 anos e ser titulares de uma exploração agrícola familiar em prédios rústicos ou mistos e que utilize pelo menos metade de mão-de-obra familiar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório