Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2020
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Custo do Trabalho aumenta 2,7% em 2019

O Índice de Custo do Trabalho (ICT) aumentou 2,7% em 2019, em relação ao ano anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Custo do Trabalho aumenta 2,7% em 2019
Notícias ao Minuto

11:41 - 14/02/20 por Lusa

Economia INE

Em 2018, o ICT tinha registado uma variação anual de 3%, a que corresponderam acréscimos de 2,9% nos custos salariais e de 3,3% nos outros custos.

De acordo com o INE, as duas principais componentes registaram aumentos de 2,8% nos custos salariais e de 2,4% nos outros custos.

O custo médio por trabalhador aumentou 4% e o número de horas efetivamente trabalhadas aumentou 1,2%.

No quarto trimestre de 2019, o ICT aumentou 4%, devido a aumentos de 4,3% nos custos salariais e de 3,0% nos outros custos do trabalho, sinaliza o instituto.

Na União Europeia, de acordo com a mais recente informação disponível (referente ao terceiro trimestre), a variação homóloga do Índice de Custo de Trabalho situou-se em 3,1%.

Dezasseis países registaram variações superiores à média da União Europeia, destacando-se a Roménia com um crescimento homólogo no ICT de 13,2%.

A Alemanha apresentou uma variação homóloga do ICT igual à da União Europeia (3,1%).

Em 11 países, o ICT registou acréscimos, ainda que inferiores à média da União Europeia, de 0,3%, no Luxemburgo, a 2,7%, nos Países Baixos e Malta.

O ICT é um indicador de curto prazo que pretende medir a evolução trimestral dos custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada (custo médio horário) suportados pela entidade empregadora.

O índice é calculado dividindo o custo médio por trabalhador pelo número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador e, por esta razão, segundo o INE, a evolução destas duas variáveis (custos do trabalho e horas trabalhadas) concorrem para explicar a sua evolução.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório