Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Confiança empresarial na Alemanha baixou em janeiro

A confiança empresarial na Alemanha baixou em janeiro, com os empresários mais pessimistas face às perspetivas para os próximos meses, apesar do setor industrial mostrar sinais de recuperação.

Confiança empresarial na Alemanha baixou em janeiro
Notícias ao Minuto

11:18 - 27/01/20 por Lusa

Economia Alemanha

O Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) informou hoje que o índice de confiança empresarial no conjunto da Alemanha piorou em janeiro para 95,9 pontos, contra 96,3 pontos em dezembro.

Contudo, o indicador da avaliação da situação atual melhorou um pouco.

"A economia alemã começa o ano de forma cautelosa", afirmou o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

"O setor industrial dá sinais de recuperação e a confiança empresarial melhorou significativamente", sobretudo na avaliação da situação atual, que não subia tanto desde fevereiro de 2017, adianta o Ifo.

O Ifo mostra ainda que as empresas industriais estão menos pessimistas em relação à sua situação nos próximos seis meses.

No setor dos serviços, a confiança empresarial recuou significativamente porque as empresas têm umas expetativas mais contidas para os próximos meses, ainda que estejam um pouco mais satisfeitas com a sua situação atual.

No comércio, a situação melhorou e tanto o indicador sabre a situação atual, como o das expetativas nos próximos seis meses foram mais elevados que no mês anterior.

Contudo, esta melhoria produziu-se apenas graças aos vendedores por grosso, já que os retalhistas foram "mais reservados".

No setor da construção, a confiança empresarial baixou, com a avaliação das empresas da sua situação atual a cair para o nível mais baixo desde junho de 2018, ao mesmo tempo que se mostraram mais céticas face aos próximos meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório