Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Trabalhadores da ERSUC cumprem greve na recolha de lixo

Os trabalhadores da empresa ERSUC -- Resíduos Sólidos do Centro, que recolhe o lixo em 36 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, vão estar em greve na segunda e terça-feira, exigindo aumento de salários, avançou hoje fonte sindical.

Trabalhadores da ERSUC cumprem greve na recolha de lixo
Notícias ao Minuto

18:27 - 26/01/20 por Lusa

Economia Greve

"Os trabalhadores estão em greve pelo aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, exigem o respeito pelas estruturas representativas dos trabalhadores e do direito constitucional à contratação coletiva, o direito à carreira profissional, por melhores condições de vida e de trabalho", indicou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

Em comunicado, o sindicato referiu que a empresa ERSUC emprega 400 trabalhadores, adiantando que a luta é focada nos polos de Coimbra e Aveiro.

Estes trabalhadores da empresa ERSUC, do grupo EGF/MOTA&ENGIL, "intensificam a luta", através de uma greve na segunda e terça-feira, para exigir a valorização das carreiras, a melhoria das condições de trabalho e o aumento dos salários.

A empresa ERSUC presta serviço a 36 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, intervindo na recolha de lixo de uma área de 7000 quilómetros quadrados, o que corresponde a 7.9% do território nacional, servindo uma população de "aproximadamente um milhão de habitantes" e tratando "mais de 300.000 toneladas de resíduos por ano".

Neste âmbito, o STAL condenou a atitude da administração da 'holding', que se recusa a iniciar qualquer processo de negociação coletiva global ou local, num comunicado distribuído aos trabalhadores.

Entre as reivindicações das estruturas representativas dos trabalhadores destacam-se a melhoria dos salários e de outras prestações pecuniárias, nomeadamente dos subsídios de refeição e de transporte, o respeito pela contratação coletiva, a valorização dos trabalhadores e das suas carreiras profissionais, com um plano de carreiras que assegure a progressão e a promoção, e um seguro de saúde para todos, que seja alargado ao agregado familiar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório