Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSI20 segue em terreno negativo com Galp a pressionar negociações

A bolsa de Lisboa está hoje a negociar em terreno negativo, mantendo a tendência da abertura, com a Galp a pressionar as negociações penalizada pela descida dos preços do petróleo.

PSI20 segue em terreno negativo com Galp a pressionar negociações
Notícias ao Minuto

09:55 - 23/01/20 por Lusa

Economia PSI20

Cerca das 08h50, o principal índice, o PSI20, seguia a negociar em baixa de 0,41% para 5.242,14 pontos, com 12 ações em baixa, quatro em alta e duas inalteradas.

Nas perdas, as ações que mais recuavam eram as da Ibersol e dos CTT, que desciam 1,80% e 1,57% para 8,74 euros e 3,13 euros, respetivamente.

A Galp era o peso pesado que mais pressionava as negociações, com os títulos a caírem 0,93% para 14,43 euros.

De acordo com o analista da XTB, André Pires, os preços das ações da Galp estão a sofrer com a descida dos preços de petróleo.

Na quarta-feira, a Galp anunciou ter alcançado um acordo com o grupo ACS para a compra e construção de projetos de produção de energia fotovoltaica em Espanha até um valor total estimado de 2,2 mil milhões de euros até 2023.

"A Galp chegou a acordo com o grupo ACS para a aquisição de projetos de produção de energia fotovoltaica em Espanha, tornando-se, assim, no principal produtor de energia solar da Península Ibérica", indicou, em comunicado, a empresa.

A Jerónimo Martins está também em terreno negativo, a perder 0,39% para 15,39 euros e o BCP segue inalterado.

Nos ganhos, a Sonae Capital e a EDP eram as ações que mais subiam, ao avançarem 1,15% e 0,34% para 0,79 euros e 4,17 euros.

Lisboa seguia alinhada com as bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, pendentes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), na qual Christine Lagarde, poderia anunciar uma revisão de estratégia da entidade.

Apesar de não serem esperadas alterações da política monetária, os investidores afirmam que na reunião do BCE podem ser avançadas algumas referências sobre a reflexão estratégica que anunciou, especialmente no que se refere à definição da estabilidade de preços.

Os investidores também estão atentos à instabilidade política em Itália, depois da demissão na quarta-feira do líder do Movimento Cinco Estrelas, Luigi Di Maio, e ao Fórum de Davos, à margem do qual, na segunda-feira os presidentes dos Estados Unidos e de França, Donald Trump e Emmanuel Macron, combinaram uma trégua no debate da criação de uma tarifa digital para evitar uma escalada de tarifas.

Entretanto, no Médio Oriente a tensão entre os Estados Unidos e o Irão está de momento apaziguada.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1084 dólares, contra 1,1086 dólares na quarta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em março de 2020 também abriu hoje em baixa, a cotar-se a 62,45 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 63,21 dólares na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório