Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Crise no Médio Oriente faz subir cotação do barril de Brent em 0,44%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,44%, para os 68,90 dólares, depois de superar os 70 dólares nas primeiras horas da sessão.

Crise no Médio Oriente faz subir cotação do barril de Brent em 0,44%
Notícias ao Minuto

20:36 - 06/01/20 por Lusa

Economia Petróleo

O crude do mar do Norte, de referência em Europa, fechou no International Exchange Futures a cotar 30 cêntimos acima dos 68,60 dólares com que encerrou as transações na sexta-feira.

A escalada de tensão no Médio Oriente resultante do assassínio do general iraniano Qasem Soleimani pelos EUA chegou a colocar o preço do Brent nos 70,74 dólares, o máximo desde setembro, quando conheceu outra subida acentuada a seguir a um ataque com 'drones' a uma refinaria saudita.

Os investidores receiam agora que uma resposta iraniana tenha como alvo instalações petrolíferas na região.

"A subida de tensão no Médio Oriente é inesperada e nada bem-vinda. Os investidores entraram em modo defensivo: esperam o melhor, mas esperam o pior", afirmou Craig Erlam, analista da firma Oanda.

"O mercado da energia vai permanecer provavelmente em alta enquanto Washington e Teerão mantiverem o confronto", realçou, por seu lado, David Madden, da CMC Markets.

Além de possíveis ataques contra instalações petrolíferas, os analistas receiam que a crise possa dificultar o trânsito de petroleiros pelo estreito de Ormuz, por onde passa 20% da oferta mundial de petróleo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório