Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dona da Pizza Hut alterou horário no dia 1 e recorreu à Uber Eats

O Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria do Norte vai avançar com uma queixa-crime contra a Ibersol, acusando a empresa de no dia 1 de janeiro ter substituído os empregados em greve por distribuidores da Uber Eats no Grande Porto.

Dona da Pizza Hut alterou horário no dia 1 e recorreu à Uber Eats
Notícias ao Minuto

15:26 - 02/01/20 por Lusa

Economia Pizza Hut

O sindicato acusa o grupo empresarial de alimentação organizada de ter "alterado o horário de trabalho dos trabalhadores das lojas da Pizza Hut do dia 1 de janeiro que tinha habitualmente início às 18h00 para as 13h00", situação que afetou a "distribuição da Pizza Hut no Grande Porto".

"A Ibersol fez esta alteração ao horário de trabalho, sem cumprir os formalismos e procedimentos legais, designadamente de consulta aos trabalhadores e aos delegados sindicais", denunciou o sindicato.

Segundo a nota de imprensa, "os trabalhadores, na sua maioria distribuidores, mas também cozinheiros e empregados de balcão e mesa, não se conformaram com a antecipação do horário de trabalho deste dia, por pôr em causa a sua vida pessoal e familiar e realizaram greve, deixando algumas lojas sem distribuição o dia todo ou no período das 13h00 às 18h00".

Para minimizar os efeitos da greve, acusou o sindicato, a "Ibersol usou os distribuidores da Uber Eats, substituindo os grevistas, o que configura a prática de um crime", complementando estar a "fazer um melhor apuramento da situação para apresentar queixa-crime contra a empresa".

Em resposta à Lusa, o Grupo Ibersol esclareceu que o "horário de serviço de 'delivery' (entregas) da Pizza Hut, no dia 1 de janeiro de 2020, manteve-se igual ao dos anos anteriores, com abertura às 13h00".

"Relativamente aos distribuidores dos agregadores como a Uber Eats ou Glovo, entre outros, estes são uma realidade na atividade da restauração moderna e funcionam complementarmente na marca com implementação ao longo de 2019", acrescentou a empresa.

[Notícia atualizada às 19h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório