Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Confiança dos consumidores cai em dezembro. Clima económico estabiliza

Lisboa, 02 jan 2020 (Lusa) -- A confiança dos consumidores diminuiu em dezembro, depois do aumento do mês anterior, e o clima económico estabilizou, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Confiança dos consumidores cai em dezembro. Clima económico estabiliza
Notícias ao Minuto

12:27 - 02/01/20 por Lusa

Economia INE

De acordo com INE, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em dezembro, contrariando o aumento verificado no mês anterior, enquanto o indicador de clima económico estabilizou em novembro e dezembro, depois de ter diminuído em outubro.

A confiança dos consumidores diminuiu de -6,9 pontos em novembro para -7,2% em dezembro e o indicador de clima económico manteve-se pelo terceiro mês consecutivo nos 2,1 pontos.

A evolução do indicador de confiança dos consumidores resultou, segundo o INE, do contributo negativo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país, da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar.

Em sentido contrário, as opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar contribuíram positivamente, acrescenta.

O indicador de confiança dos consumidores resulta da média das respostas a um conjunto de quatro perguntas que o INE faz a uma amostra de agregados familiares, nomeadamente sobre qual a situação financeira do respetivo lar (agregado familiar) nos últimos 12 meses, qual a situação financeira do lar (agregado familiar) nos próximos 12 meses, qual a situação económica geral do país nos próximos 12 meses, e se o agregado espera gastar mais ou menos dinheiro em compras importantes (como mobiliário, eletrodomésticos, computadores ou outros bens duradouros) nos próximos 12 meses.

Os inquiridos devem responder entre cinco níveis de resposta. À primeira pergunta as respostas possíveis são: melhorou muito, melhorou um pouco, manteve-se, piorou um pouco, piorou muito ou não sabe.

Para as duas perguntas seguintes as respostas possíveis são: melhorar muito, melhorar um pouco, manter-se, piorar um pouco, piorar muito ou não sabe.

Para a última questão, se espera gastar mais ou menos dinheiro em compras importantes, as respostas possíveis são muito mais, um pouco mais, o mesmo, um pouco menos, muito menos ou não sabe.

São inquiridos mensalmente 2.760 agregados familiares, de acordo com o documento metodológico do inquérito qualitativo de conjuntura aos consumidores do INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório