Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Costa espera ver hoje aprovado objetivo de neutralidade carbónica na UE

O primeiro-ministro, António Costa, espera ver hoje ultrapassadas "as últimas resistências" à aprovação, pelos líderes da União Europeia (UE) do objetivo da neutralidade carbónica em 2050, tema em que Portugal lidera.

Costa espera ver hoje aprovado objetivo de neutralidade carbónica na UE
Notícias ao Minuto

15:24 - 12/12/19 por Lusa

Economia neutralidade carbónica

"Neste momento já só há três países que resistem e sobretudo por questões que têm a ver com a sua própria transição energética", disse António Costa, em declarações aos jornalistas, à entrada para a reunião do Conselho Europeu, lembrando que Portugal foi o primeiro país do mundo a fixar este objetivo de neutralidade carbónica em 2050.

"Portugal tem a vantagem de ter começado a fazer a sua transição energética muito cedo -- hoje, 54% da nossa eletricidade tem origem em fontes renováveis e por isso é com confiança que podemos assumir a decisão de em 2021 encerrarmos a central a carvão do Pego, em 2023 a de Sines e chegarmos a 2030 com 80% da nossa eletricidade com origem nas energias renováveis", salientou.

Costa desejou que, ainda hoje, "a União Europeia (UE) honre aquilo que é o seu dever para com a humanidade, assumindo um compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050", ficando "em linha com a estratégia traçada por Portugal: "Fomos o primeiro a aprovar um roteiro de medidas concretas para alcançar este objetivo e tenho esperança que hoje à tarde se consigam vencer as últimas resistências e que, no seu conjunto, a UE possa assumir este compromisso".

Concretamente para Portugal, Costa referiu a necessidade de investir na floresta para a absorção do dióxido de carbono e também na gestão da água, salientando que a energia solar é um dos grandes potenciais nacionais.

"Há custos que temos e que os outros países também têm e a UE tem que os encarar de uma forma global e não centrada exclusivamente nos que são produtores e principais consumidores de carvão.

Os líderes da UE devem chegar hoje a acordo sobre os pontos principais da estratégia climática que irá apresnetar na Convenção da ONU, no início de 2020.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai apresentar hoje aos líderes da UE o Pacto Ecológico Europeu, cujo objetivo é exatamente chegar à neutralidade carbónica em 2050 e aumentar as metas que tinham já sido estabelecidas para 2030 (de 50% para 55% de fontes renováveis).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório