Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Todos os partidos têm de ser envolvidos" na reforma do Estado

O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, defendeu hoje que "todos os partidos têm de ser envolvidos" na reforma do Estado.

"Todos os partidos têm de ser envolvidos" na reforma do Estado
Notícias ao Minuto

19:22 - 26/11/13 por Lusa

Economia Francisco Calheiros

Francisco Calheiros falava aos jornalistas após uma reunião de mais de uma hora com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, onde a reforma do Estado foi debatida.

"Foi um reunião bastante longa", disse Francisco Calheiros, adiantando que a primeira parte serviu para "comentar sobre a reforma do Estado", nomeadamente temas como a Educação, Justiça ou Segurança Social, e para defender que a mesma "não é para ser feita nem em dois anos, nem a duas legislaturas", mas antes deve ser "bastante profundo, olhar para o futuro e terá que envolver os partidos do arco da governação", incluindo o PS.

"Faz sentido, na nossa opinião, fazer uma reforma do Estado. Temos de ter a noção que o mundo mudou, e como tudo mudou e as empresas mudaram, também o Estado tem que mudar", sublinhou.

"Todos os partidos têm de ser envolvidos nisso e quem não entender, acho que não entendeu bem o que aconteceu nos últimos anos", considerou o presidente da CTP.

Sobre o setor do turismo, Francisco Calheiro destacou o crescimento acentuado e a criação de cerca de 46 mil novos empregos nos primeiros 10 meses deste ano.

Apontou que o Orçamento do Estado para 2014, hoje aprovado, é "restritivo" e que isso "pode implicar uma baixa de portugueses nas unidades hoteleiras portuguesas".

Trinta por cento das dormidas na hotelaria são de portugueses.

Apesar de manifestar "alguma preocupação" com o impacto do próximo Orçamento do Estado, Francisco Calheiros apontou que os empresários portugueses têm "resiliência" e que tem havido conquistas de novos turistas de outras zonas geográficas.

Sobre o preço das dormidas, o presidente da CTP considerou que o setor já baixou os preços praticados nas unidades hoteleiras.

Agora, "acho que estão reunidas condições para subir preços gradualmente, serenamente, para o ano que vem", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório