Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Eurogrupo pede medidas adicionais para Espanha, Itália, Finlândia e Malta

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, adiantou hoje que Espanha, Itália, Finlândia e Malta "foram convidados" a apresentarem medidas adicionais de consolidação orçamental de forma a respeitarem totalmente as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento [PEC].

Eurogrupo pede medidas adicionais para Espanha, Itália, Finlândia e Malta
Notícias ao Minuto

21:06 - 22/11/13 por Lusa

Economia Jeroen Dijsselbloem

"Verificámos que no caso de alguns Estados-membros o cumprimento [das regras do PEC] está em risco e convidámo-los a tomarem medidas adicionais de consolidação a nível orçamental ou em paralelo. Esses países são Espanha, Itália, Malta e Finlândia", afirmou o holandês.

Dijsselbloem falava durante a conferência de imprensa no final de uma reunião extraordinária dos ministros das Finanças da zona euro, que decorreu hoje à tarde em Bruxelas e onde foram discutidos os projetos orçamentais dos vários países para 2014.

Segundo o presidente do Eurogrupo, os ministros das Finanças destes quatro países "garantiram total empenhamento na resolução destes problemas".

Já a Áustria, o Luxemburgo e Alemanha, que vivem processos de formação de governo, terão de voltar a apresentar projetos orçamentais para 2014 quando os novos executivos estiverem totalmente formados, referiu o presidente do Eurogrupo.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, salientou ainda que as novas regras de governação económica ao nível da zona euro vão permitir evitar problemas no futuro.

O "semestre europeu", introduzido em 2010, e que arranca em novembro de cada ano, garante que os Estados-membros discutem os seus planos orçamentais e económicos com os seus parceiros na UE em determinados momentos ao longo do ano, permitindo que a Comissão lhes forneça orientações em tempo útil, antes de serem tomadas decisões a nível nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório