DGO divulga hoje execução orçamental até setembro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental até setembro, depois de ter registado um excedente de 402 milhões de euros em agosto, em contabilidade pública.

Portugueses são os que mais acreditam que pior da crise ainda está por vir - Eurobarómetro

© Federação de Ginástica de Portugal

Lusa
25/10/2019 06:08 ‧ 25/10/2019 por Lusa

Economia

DGO

O excedente em agosto representou uma melhoria de 982 milhões de euros em comparação com o período homólogo, explicada pelo crescimento de 4,6% da receita, superior ao da despesa, que foi de 2,7%.

Nos primeiros oito meses do ano, a receita fiscal registou um aumento de 4,4% (1.241,3 milhões de euros) face ao período homólogo, sobretudo devido à receita de IVA.

O crescimento da despesa ficou a dever-se principalmente à evolução dos encargos com transferências correntes e às despesas com pessoal.

O saldo primário situou-se em 5.947,8 milhões de euros, mais 523,4 milhões de euros do que em agosto de 2018.

O saldo orçamental em contabilidade pública (apurado pela DGO e que tem em conta o registo de entrada e saída de fluxos de caixa) "é beneficiado por efeitos que não têm impacto no apuramento em contas nacionais, na ordem dos 400 milhões de euros", adiantou na altura o Ministério das Finanças, em comunicado.

No projeto orçamental para 2020 enviado à Comissão Europeia em 15 de outubro, o Governo reviu em baixa a meta do défice em contas nacionais em uma décima, para 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

O saldo orçamental em contas nacionais é apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que registou um défice de 0,8% do PIB (789,3 milhões de euros), no segundo semestre do ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas