Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Aplicação quer simplificar recrutamento com recurso a vídeo e 'hashtag'

As pessoas que procuram trabalho vão dispor de uma nova aplicação (app) que lhes permite 'apresentarem-se' às empresas com um vídeo e as 'hashtags' mais adequadas ao seu perfil, projeto que vai ser apresentado na Web Summit.

Aplicação quer simplificar recrutamento com recurso a vídeo e 'hashtag'
Notícias ao Minuto

15:34 - 22/10/19 por Lusa

Economia Aplicação

Na base do desenvolvimento desta aplicação, a Hire Me, esteve a convicção dos empreendedores Madalena Ferreira e João Henriques de que a forma de recrutar estagnou e não acompanhou a evolução e o ritmo impostos pelo mundo digital.

Com a nova ferramenta pretendem "simplificar ao máximo", "humanizar" e dar um alcance "global" aos processos de recrutamento, dispensando a entrega de currículos, como explicaram à Lusa.

Assim, através da aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente, basta ao candidato registar-se, preencher alguns campos básicos que o identificam e descrever os seus pontos fortes, recorrendo a 'hashtag'(#) para cada competência.

O processo fica completo com a realização de um vídeo de apresentação, que na prática corresponderá, como referiu João Henriques, a um 'pitch' do próprio candidato.

"O vídeo não pode ter mais de um minuto e pode ser em qualquer língua, mas recomendamos que seja em inglês", precisou João Henriques. A escolha da língua é relevante pelo facto de a aplicação também se dirigir às empresas que procuram novos recursos humanos.

No caso das empresas, o registo na aplicação Hire Me permite-lhes "navegar pelos candidatos inscritos" usando 'hashtag' para definir a pesquisa de perfis que mais lhe interessam.

"Temos um motor de busca que pesquisa por # quer competências técnicas quer comportamentais", referem os empreendedores, assinalando que as aplicações dispõem de filtros que permitem à empresa selecionar os candidatos por anos de experiência, formação académica ou localização, entre outras características.

O passo seguinte será receber todos os 'pitch's' feitos por candidatos que correspondem aos requisitos. Passado este passo, o contacto entre a empresa e o candidato pode ser direto e realizado através das redes sociais, "permitindo assim uma poupança em tempo e dinheiro".

"Achamos que vamos fazer uma mudança de 'chip' em que o currículo não é a primeira porta de entrada, é o vídeo que vai fazer esse primeiro contacto", precisa Madalena Ferreira.

A Hire Me ficou disponível na sexta-feira para o sistema iOS e na segunda-feira para 'android' tendo já contabilizado cerca de 80 registos de candidatos e mais de uma dezena e meia de empresas -- entre as quais se contam multinacionais, empresas nacionais e angolanas.

A apresentação oficial da nova aplicação está, no entanto, prevista para 04 de novembro, na Web Summit onde a 'start-up' estará presente com o seu 'stand' e está ainda em conversações para ter o seu 'pitch'.

Nesta fase de arranque, mais do que contabilizar a velocidade dos novos registos, Madalena e João, ambos psicólogos de formação, pretendem aferir de que forma é que o mercado recebe a aplicação e perceber o que podem melhorar.

A Hire Me foi desenvolvida pela 'start-up' Digital Factory Portugal com base na ideia dos dois empreendedores que acreditam que com esta app as "competências e qualidades de cada um" ficam acessíveis ao mundo laboral, sem que os candidatos tenham de escolher previamente para onde enviar o currículo ou direcionar para um anúncio de emprego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório