Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal já 'deu' cheque (antecipado) de 2 mil milhões aos credores

O Tesouro português já pagou o cheque de dois mil milhões aos credores europeus, conforme tinha avançado o Governo e o IGCP. A informação foi confirmada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Portugal já 'deu' cheque (antecipado) de 2 mil milhões aos credores
Notícias ao Minuto

15:29 - 17/10/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Tesouro

O Tesouro português já pagou o cheque de dois mil milhões de euros aos credores europeus, conforme tinham avançado o Governo e o agência que gere a dívida portuguesa (IGCP). A informação foi confirmada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Este pagamento já estava previsto, depois de o Governo ter anunciado o reembolso na semana passada e a informação ter sido confirmada, na segunda-feira, pela presidente do IGCP, Cristina Casalinho

"O Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) recebeu o reembolso antecipado de dois mil milhões de euros de Portugal. O pagamento antecipado do empréstimo confirma o forte acesso do país ao mercado e a confortável posição de liquidez", refere o MEE, numa publicação no Twitter. 

Em comunicado, o FEEF explica que este pagamento de dois mil milhões de euros corresponde à totalidade de uma tranche cuja maturidade terminava em agosto de 2025 e, ainda, a parte de outra que caduca em dezembro de 2025. 

Na semana passada, o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, disse que este pagamento antecipado permitirá uma poupança em juros acumulada da ordem dos 120 milhões de euros, tendo em conta que os empréstimos venciam apenas em 2025/2026.

Como os empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) já foram pagos, falta pagar então ao FEEF e ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Para que o reembolso de dois mil milhões ao FEEF pudesse avançar, ficou acordado que haverá ainda um pagamento antecipado de 500 milhões de euros ao MEE até 2022, tal como consta do relatório da Comissão Europeia divulgado na terça-feira, na sequência da décima missão de acompanhamento pós-programa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório