Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Leixões 'geriu' 155 milhões de toneladas de granéis líquidos desde 2001

O Terminal Petroleiro de Leixões, em Matosinhos, que assinala 50 anos de atividade, movimentou 155 milhões de toneladas de granéis líquidos de hidrocarbonetos desde 2001, adianta hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Leixões 'geriu' 155 milhões de toneladas de granéis líquidos desde 2001
Notícias ao Minuto

14:08 - 08/10/19 por Lusa

Economia Portos

Fazendo um balanço da atividade entre 2001 e 2019, a APDL refere, em comunicado, que este terminal, que inclui a monoboia localizada a 3,3 quilómetros ao largo de Leça da Palmeira, movimentou 155 milhões de toneladas de granéis líquidos, com a atracação de 9.247 navios-tanque.

"O Terminal Petroleiro de Leixões, que opera em estreita cooperação com o Terminal Oceânico - a emblemática monoboia -, é responsável pela movimentação de cargas e descargas, em média e por ano, de 7,5 milhões de toneladas de granéis líquidos, incluindo o aprovisionamento de matéria-prima à refinaria de Matosinhos e os produtos que expede por via marítima", sublinha.

O terminal foi construído sobre o quebra-mar submerso, com 700 metros de comprimento e uma altura de 15 metros acima do nível do mar, servindo também de proteção à entrada do Porto de Leixões, no distrito do Porto.

Ligado ao complexo da refinaria e parques de armazenagem por cerca de duas dezenas de oleodutos e gasodutos, este serve de porta de entrada para todos os produtos usados pela Refinaria de Matosinhos, bem como pelas instalações da Cepsa.

O Terminal Petroleiro de Leixões assinala 50 anos desde a inauguração com a chegada do petroleiro "Larouco", a 08 de outubro de 1969.

Para assinalar este marco, a APDL, conjuntamente com a Galp Energia, vai promover durante este mês a exposição "Um Mar que nos une: 50 Anos da inauguração do Terminal Petroleiro de Leixões", que estará, brevemente, patente no terminal de cruzeiros para visita do público.

"Para manter o seu papel preponderante no país não só no abastecimento energético à zona Norte, mas também garantindo um aumento de exportações nacionais, a Galp Energia requalificou o terminal com investimentos centrados nas vertentes de fiabilidade, segurança e ambiente", salienta a APDL.

Iniciada em 2005, a requalificação envolveu a substituição dos braços de carga dos três postos do terminal, bem como a de todas as tubagens, rede elétrica e sistema de combate a incêndios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório