Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Venda de passes com desconto para estudantes vai ser suspensa

Em causa está o facto de o Governo não ter saldado a dívida às empresas de transporte de passageiros.

Venda de passes com desconto para estudantes vai ser suspensa
Notícias ao Minuto

13:21 - 26/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Passes

As operadoras de transporte público vão suspender a venda dos passes com desconto para os estudantes já a partir de setembro, devido à falta de pagamento por parte do Governo das verbas relativas a 2019. A notícia foi avançada por Luís Cabaço Martins, presidente da Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Pesados de Passageiros (Antrop), em declarações à TSF.

O Notícias ao Minuto já contactou fonte governamental de modo a obter um esclarecimento para esta situação, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta. 

De acordo com a Antrop, em causa está uma dívida de valor superior a sete milhões de euros. O Governo atira a decisão para o Conselho de Ministros que se vai realizar a 5 de setembro

"Os operadores não podem suportar mais este encargo e decidiram que, a partir de setembro, venderão os passes sem desconto", disse Luís Cabaço Martins, na antena da TSF.

Abrangidos por esta suspensão estão os passes  4_18, sub23 e Social + que são vendidos com um desconto de 25% face ao preço de venda ao público dos restantes bilhetes. 

Em resposta à agência Lusa, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que tutela os transportes, disse que "a RCM que permite o pagamento das verbas reclamadas pela ANTROP está agendada para o Conselho de Ministros de 5 de setembro".

De acordo com fonte do Executivo, o adiamento do agendamento desta RCM "deve-se à necessidade de reconfirmar as verbas em causa", assegurando que estas verbas "nada têm a ver com o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), cujo pagamento tem sido disponibilizado antecipadamente".

Indicando que a ANTROP já foi informada do calendário para o pagamento das compensações em dívida, o gabinete do ministro do Ambiente e da Transição Energética informou que no último Conselho de Ministros, em 22 de agosto, já foi aprovado o pagamento dos passes intermodais de Lisboa.

[Notícia atualizada às 14h49]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório