Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Se tem um problema com uma compra online, esta plataforma pode ajudar

A Plataforma de Resolução de Litígios em Linha pode auxiliar os consumidores que fizer compras mal sucedidas através da Internet.

Se tem um problema com uma compra online, esta plataforma pode ajudar

Agora já não precisa de ter medo de fazer compras online, porque em caso de problema há um local online a partir do qual pode encontrar uma solução para o seu conflito com a outra parte. Chama-se Plataforma de Resolução de Litígios em Linha e é um ferramenta disponibilizada pela Comissão Europeia. 

Ao aceder à plataforma deve descrever a sua situação, ou seja, os motivos que tem para pedir aquela intermediação. A utilização, sublinhe-se, é gratuita

"A plataforma europeia de resolução de litígios em linha (RLL) é disponibilizada pela Comissão Europeia para tornar o comércio em linha mais seguro e mais justo mediante o acesso a ferramentas de resolução de litígios de elevada qualidade", pode ler-se no site da instituição.

Na prática, esta pode ser uma forma de contactar quem está do outro lado, ou seja, o comerciante que lhe vendeu determinado produto.

"A plataforma RLL notificará o comerciante do seu pedido. Se o comerciante quiser dialogar, através do seu painel de instrumentos poderá trocar mensagens diretamente com ele, enviar-lhe anexos, como fotografias de produtos, e marcar uma reunião em linha. Dispõe de um máximo de 90 dias para alcançar um acordo. Pode, tal como o comerciante, abandonar conversações diretas a qualquer momento", pode ler-se. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório