Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Motoristas: Altice pede a chefias adoção de medidas de contingência

O presidente da Altice Portugal escreveu hoje a mais de duas centenas de chefias sobre as medidas preventivas relativamente à greve dos motoristas, nas quais está incluída a redução de deslocações e o transporte diário do portátil para casa.

Motoristas: Altice pede a chefias adoção de medidas de contingência
Notícias ao Minuto

13:24 - 12/08/19 por Lusa

Economia Greve de motoristas

Na missiva, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente executivo da Altice Portugal refere que a empresa "tem já em funcionamento um plano de contingência elaborado pelo gabinete de crise" e adianta que a greve de abastecimento de combustíveis "é uma situação que deve ser encarada com calma e tranquilidade".

No entanto, "é importante que sensibilizem as vossas equipas para a adoção de algumas medidas de caráter geral que deverão ser complementadas com outras mais concretas e específicas às diferentes atividades", prossegue Alexandre Fonseca, na carta enviada a cerca de duas centenas de chefias da Altice Portugal no primeiro dia de greve dos motoristas.

Entre estas medidas constam "transportar diariamente para casa o computador portátil e meios auxiliares de que disponham", bem como "manter o depósito cheio de combustível das viaturas pelas quais são responsáveis" e "devolver os carros da frota com depósito de combustível atestado".

Além disso, pede-se ainda a redução de "viagens e deslocações ao estritamente indispensável, privilegiando meios de comunicação alternativos", como por exemplo o telefone ou videoconferência.

Na sexta-feira, a Altice Portugal tinha anunciado a ativação do gabinete de crise com plano de alerta preventivo de contingência, com medidas de exceção já implementadas, entre as quais 650 edifícios técnicos com geradores devidamente abastecidos, abastecimento de depósitos de combustíveis portáteis e acompanhamento permanente da operacionalidade das redes e serviços, entre outros.

Alexandre Fonseca explica também que no âmbito do plano de contingência de crise energética, "foram ainda identificadas as viaturas que terão acesso à Rede de Mergência de Postos de Abastecimento (REPA), bem como os edifícios técnicos e procedimentos para o abastecimento os geradores e depósitos portáteis".

Sublinha que o plano de contingência "está em permanente atualização, mantendo-se o gabinente de crise a acompanhar a evolução do tema, pelo que eventuais novas medidas serão divulgadas sempre que se justifique".

"É muito importante que todos os colaboradores da Altice Portugal estejam informados sobre o programa de contingência e medidas adotadas e, por isso, o vosso envolvimento é fundamental", salienta o gestor, que apela a que todos continuem "empenhados e cumpridores" das medidas para que seja possível "ultrapassar mais uma adversidade".

Os motoristas cumprem hoje o primeiro dia de uma greve marcada por tempo indeterminado e com o objetivo de reivindicar junto da associação patronal Antram o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).

O Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100% e declarou crise energética, que implica "medidas excecionais" para minimizar os efeitos da paralisação e garantir o abastecimento de serviços essenciais como forças de segurança e emergência médica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório