Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Acordo com a UE torna Mercosul atraente para outros blocos e países

O chefe da diplomacia argentina, Jorge Faurie, acredita que o acordo de integração com a União Europeia coloca o Mercosul num patamar superior, dando credibilidade para Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai fecharem negociações em curso e iniciarem novas negociações.

Acordo com a UE torna Mercosul atraente para outros blocos e países
Notícias ao Minuto

21:11 - 16/07/19 por Lusa

Economia Acordo UE-Mercosul

"O acordo com a UE é um desses momentos fulcrais que os processos de vida têm, como se tivéssemos atingido agora a nossa maior idade perante o mundo", definiu à Lusa Jorge Faurie, durante a Cimeira do Mercosul que se realiza na cidade argentina de Santa Fé.

Faurie vaticina que, em setembro, o Mercosul também fechará um acordo com outro bloco europeu, a EFTA (Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein).

"Setembro é um mês chave. Setembro ou outubro será o momento do acordo do Mercosul a EFTA. E, no final deste ano ou no começo do ano que vem, o Canadá. Depois, Singapura e Coreia", enumerou o MNE argentino

A abertura comercial pela qual atravessa o bloco sul-americano, depois de duas décadas de confinamento, leva os Estados Unidos a também se interessarem por uma aproximação.

Na próxima quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, virá à Argentina para participar numa Conferência Continental Contra o Terrorismo. Pompeo poderia coordenar uma visita à Argentina de Donald Trump, interessado em reunir-se com os países sul-americanos.

"Vamos conversar agora com o secretário Mike Pompeo que nos dará mais detalhes sobre essa ideia, mas é muito positivo e bem-vindo", aponta Faurie.

A Cimeira do Mercosul acontece 18 dias depois de o Mercosul e a União Euopeia chegarem a um acordo, depois de 20 anos de negociações.

"O acordo UE-Mercosul dá um valor extraordinário ao encontro porque prova a nossa capacidade de concretização. E essa concretização do acordo dá-nos uma perspetiva de futuro. O Mercosul passa a ser percebido como atraente e com grande potencial. Com este resultado, muito parceiros passam a levar-nos a sério. Respeitam-nos pelo que conseguimos", celebrou o ministro Jorge Faurie.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório