Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas revê em alta crescimento de Espanha em 2019 para 2,3%

A Comissão Europeia prevê um crescimento de 2,3% do PIB espanhol em 2019, um aumento de duas décimas em relação às previsões anteriores, de maio último, explicado pelo aumento das exportações e diminuição das importações.

Bruxelas revê em alta crescimento de Espanha em 2019 para 2,3%
Notícias ao Minuto

10:31 - 10/07/19 por Lusa

Economia UE/Previsões

"A surpresa do crescimento surgiu da contribuição positiva das exportações líquidas, com as importações a diminuir ligeiramente", considera o executivo comunitário nas suas previsões intercalares de verão divulgadas hoje em Bruxelas.

Depois de ter alcançado uma taxa de 2,6% em 2018, os serviços da Comissão Europeia avançam que o crescimento deve "continuar a abrandar ligeiramente" no terceiro trimestre de 2019 para atingir os 2,3% no final do corrente ano.

A estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) para 2020 permanece nos 1,9%.

A procura interna, e em particular o consumo, deverá continuar a ser o principal motor do crescimento económico, com um aumento da contribuição globalmente neutra das exportações líquidas para o crescimento total.

Num contexto geral de "tensões comerciais" entre países, as exportações e importações de Espanha deverão "recuperar", mas menos do que o previsto em maio.

Por outro lado, Bruxelas estima que o crescimento do emprego "deverá abrandar", mas "continuar a expandir-se de forma robusta" e permitir novas reduções da taxa de desemprego.

"Juntamente com os aumentos salariais, isso deverá apoiar o crescimento do rendimento disponível e um aumento da taxa de poupança das famílias", afirma a Comissão Europeia.

No que diz respeito ao aumento do nível de preços, Bruxelas prevê que a inflação baixe de 1,7% em 2018 para 0,9% em 2019, devido principalmente à evolução dos preços do petróleo, e aumente para 1,2% em 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório