Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Não é com ameaças de greve que se negoceia", diz ministro aos motoristas

Pedro Nuno Santos diz ter sido apanhado de "surpresa" com o pré-aviso de greve dos motoristas de substâncias perigosas, mas apela ao regresso às negociações.

"Não é com ameaças de greve que se negoceia", diz ministro aos motoristas
Notícias ao Minuto

12:25 - 09/07/19 por Melissa Lopes

Economia Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas apelou esta terça-feira ao “bom senso”, ao “regresso às negociações” e ao abandono do pré-aviso de greve dos motoristas de matérias perigosas. Trabalhadores ameaçam paralisar a partir de 12 de agosto e por tempo indeterminado. Pedro Nuno Santos avisa que não é desta forma que se negoceia.

“Quero apenas, nesta fase, apelar ao bom senso, ao regresso às negociações, ao abandono do pré-aviso de greve. Não podemos estar sistematicamente num processo negocial com ameaças de greve. Não é assim que se negoceia. Não deve ser assim que se negoceia”, disse em declarações aos jornalistas, sublinhando que tem “havido abertura de todas as partes para que se continue a trabalhar”.

Por isso, reforçou, “a única coisa que neste momento posso fazer é apelar a que os trabalhadores do setor possam voltar à mesa de negociações”.

O governante admitiu ter sido "apanhado de surpresa", uma vez que "não há dados verdadeiramente novos que justifiquem um aviso de pré-aviso de greve".

"Há um trabalho que está a decorrer, há uma negociação em curso, há propostas e contra-propostas. Não podemos sistematicamente estar a ameaçar com pré-avisos de greves. Não deve ser assim. Tem havido abertura, conseguiu-se um protocolo muito importante entre as empresas e os sindicatos e deve-se continuar nesse espírito por respeito a todos, por respeito também ao trabalhadores, aos motoristas, por respeito às empresas, por respeito ao povo português", insistiu. 

Embora seja seu desejo que a greve não avance, se tal vier a acontecer, "o Governo tomará todas as medidas para defender o povo português, o país e a economia, estamos obviamente preparados", garantiu ainda o ministro. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório